Prefeito de Aquidauana participa em Brasília de mobilização pela liberação de recursos

23/11/2017 09:49

“Não deixem os municípios afundarem”, esse é o tema da grande mobilização municipalista dos prefeitos em Brasília esta semana. O município de Aquidauana está participando da mobilização, com a presença do prefeito Odilon Ribeiro, que compõem a comitiva da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul – Assomasul.
A mobilização municipalista é liderada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que organizou desde passeata nos arredores do Congresso, encontro com o presidente da República, Michel Temer, e a presença maciça dos prefeitos na votação de pautas de interesse dos municípios.
O prefeito Odilon Ribeiro aproveitou a ida a Brasília para verificar in loco o andamento de projetos cadastrados pela prefeitura, que visam à captação de recursos para obras de pavimentação, drenagem e ampliação dos serviços de saúde.
Outra agenda importante para Aquidauana aconteceu ontem, 22, em que o deputado federal Elizeu Dionísio (PSDB) recebeu os prefeitos Odilon Ribeiro (Aquidauana), Valdir Couto de Souza Junior (Nioaque), Marcelo Iunes (Corumbá), Jair Scapini (Guia Lopes da Laguna) e Éder Uilson França Lima (Ivinhema).
O prefeito Odilon Ribeiro relatou que cada um dos prefeitos apresentou reivindicações dos seus municípios. “No caso de Aquidauana, posso adiantar que a agenda foi produtiva. Tenho a garantia de que Elizeu Dionísio irá captar recursos que serão investidos na saúde da nossa gente. Acredito que 2018 será um ano promissor para o município de Aquidauana, estamos trabalhando para isso”, completou o prefeito.
Sobre a manifestação municipalista dos prefeitos em Brasília, o chefe do Executivo de Aquidauana, pontuou que fez questão de participar da mobilização, pois essa também é uma luta do município de Aquidauana.
“Nossa luta pela retomada do desenvolvimento de Aquidauana nos levou novamente a Brasília. Participo da mobilização de prefeitos sul-mato-grossenses e de toda parte do Brasil na tentativa de garantir compensações financeiras visando fechar o caixa das prefeituras neste fim deste ano. Fazer parte desta Mobilização Municipalista, em Brasília é a opção que temos para buscar a aprovação de medidas que desafoguem os municípios, submergidos na crise”, salientou o prefeito de Aquidauana.
Conforme explicou o prefeito aquidauanense, os prefeitos buscam a liberação de recursos do AFM (Apoio Financeiro dos Municípios) do Governo Federal, cujo repasse emergencial é estimado em R$ 4 bilhões para distribuição proporcional entre os municípios brasileiros.
“O recurso seria de extrema importância para o município de Aquidauana, portanto é minha prioridade estar junto da CNM (Confederação Nacional de Municípios) e Assomasul como mais um soldado da causa”, afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.
Outro ponto importante reivindicado pelos prefeitos é a liberação para o dia 10 de dezembro do repasse extra de 1% do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), como parte da Lei Complementar 55/2007, que no ano passado rendeu aos municípios de Mato Grosso do Sul mais de R$ 56 milhões.
“A previsão para este ano é de um repasse em torno de R$ 60 milhões. Acredito na sensibilidade do Governo Federal, que tem amplo conhecimento da situação critica da maioria dos municípios brasileiros. Precisamos também da atualização dos valores dos programas federais. Estou confiante no sucesso da nossa mobilização!”, destacou o prefeito Odilon Ribeiro.