Saúde de Aquidauana realiza mutirão de consultas e exames de prevenção ao câncer de próstata

24/11/2017 11:34

Novembro Azul é uma campanha de conscientização dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização sobre as doenças que atingem os homens, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e o primeiro em mortalidade no sexo masculino. Tem uma estimativa de mais de 61 mil casos novos para ano de 2017, número expressivo para a população brasileira. Se descoberto na fase inicial da doença, o paciente tem maior chance de cura, que pode chegar a 95%.
Em Aquidauana, a Secretaria Municipal de Saúde organizou mobilizações durante todo o mês de novembro, nas ESF’s, nas redes sociais e na unidade do CEM, para buscar conscientizar o maior número possível de homens para se consultarem e passarem pelo exame com médico urologista.
Dentre essas ações realizadas, ontem, 22, no Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Aquidauana, aconteceu um mutirão de atendimentos com pacientes homens durante todo o dia, em que foram realizados mais de 40 ultrassons de próstata e 30 consultas com os urologistas Magno Nogueira e Guilherme Maffei.
Os pacientes também participaram de uma roda de conversa com os urologistas sobre a temática, em que os pacientes puderam tirar dúvidas e saber mais sobre a importância de fazer o exame preventivo de câncer de próstata com o médico (urologista), no mínimo uma vez ao ano.
O evento foi coordenador pelas profissionais Ana Flavia Batista Modesto - coordenadora da Regulação de vagas, Vilma Mendes Ferreira - coordenadora do CEM, Lahis Freitas Silva - coordenadora do núcleo de média e alta complexidade e teve o apoio das equipes das unidades de Estratégias de Saúde da Família e da Secretaria Municipal de Saúde.
Os homens que ainda não passaram por consulta com os médicos urologistas do município, podem procurar qualquer uma das unidades ESF’s de Aquidauana para agendar a  consulta e o exame de prevenção ao câncer de próstata.