SEMED divulga resultado do projeto de arrecadação de garrafas pet no combate à dengue

30/11/2017 09:33

A Prefeitura de Aquidauana está realizando oficinas de enfeites natalinos com detentos e detentas do Estabelecimento Penal de Aquidauana (EPA), com o objetivo de contribuir os preceitos da Lei de Execução Penal, visando a ressocialização dos detentos e a consequente reinserção destes ao convívio social por meio do trabalho.
As oficinas integram o projeto de combate ao mosquito Aedes Aegypti, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que ao final da campanha neste mês, arrecadou 4.928 garrafas pets.
Alunos de 12 escolas e centros de educação infantil da Rede Municipal de Educação, e alunos do projeto AABB Comunidade com o apoio da equipe da SEMED e professores, trabalharam na arrecadação das garrafas.
O projeto foi intersetorial, contou com a atuação das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Obras e do Conselho Municipal de Combate ao Aedes Aegypti.
Mais de 60 palestras de sensibilização foram realizadas nas unidades escolares de Aquidauana, com apresentações de larvas do mosquito e o ciclo de proliferação dos mesmos para que os mais de 1.800 alunos pudessem compreender melhor a evolução do mosquito e como combatê-lo com eficácia.
“Para muitos era a primeira vez que tinham contato com um microscópio, podendo visualizar as larvas do mosquito em tamanho maior e, ainda, compreender que o problema com o Aedes Aegypti é muito maior do que imaginamos. É preciso a união da sociedade, das famílias e dos órgãos públicos para um efetivo resultado no combate ao mosquito”, afirmou a secretária municipal de Educação, Ivone Nemer.
Além das palestras, as escolas que mais arrecadaram garrafas receberam premiações doadas pelos parceiros: Atlântico Super Center, Aeroclube de Aquidauana, esteticista Émille Aguirre, do Salão Charme e Loja Pé de Pimenta.  “Agradecemos aos parceiros e aos atores dos órgãos públicos na organização e efetivação desse projeto”, frisou a secretária.
As garrafas se transformarão em enfeites natalinos que irão decorar a cidade de Aquidauana neste fim de ano. “Homens e mulheres que estão cumprindo pena no Estabelecimento Penal de Aquidauana, graças à parceria com a direção do EPA, também irão dar sua parcela de contribuição na grande campanha de natal para a nossa comunidade”, finalizou a secretária Ivone Nemer.
O MOSQUITO - O Aedes Aegypti é o principal vetor propagador de doenças como a dengue, o zica vírus e a chikungunya. No período da primavera e verão, ocorrem os maiores picos de epidemia das doenças devido ao maior índice de chuvas no período, quando também a população fica mais suscetível ao vírus. Com o calor e as chuvas a proliferação tende a aumentar, principalmente nas águas paradas e em criadouros como lixos e garrafas pets.