Aquidauana ganha sua primeira turma de Patrulheiros Mirins

30/11/2017 11:39

Pela primeira vez o município de Aquidauana ganha uma turma formada de patrulheiros mirins. Ontem, 29, foi a solenidade de formatura dos 34 patrulheiros mirins de Aquidauana.
Graças a uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Aquidauana e o 7º Batalhão de Polícia Militar, o projeto Patrulha Mirim é implanto pela primeira vez no município, atendendo crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 17 anos, que estejam em condição de vulnerabilidade.
A Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Assistência fornece o apoio ao projeto Patrulha Mirim, que foi criado pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, em 2008, na cidade de Anastácio.
A solenidade de formatura foi muito prestigiada por autoridades e familiares dos jovens patrulheiros. A mesa de autoridades do evento foi composta pelo prefeito anfitrião - Odilon Ribeiro, o comandante do CPA-3 - Ten.Cel. Hélio Gauto Rios, o comandante do 7º BPM – Ten.Cel. Airton Praeiro, a comandante do Corpo de Bombeiros de Aquidauana – Major Geisa Ferreira, os vereadores de Aquidauana – Cláudio Alviço e Gabriel Silverio, a coordenadora estadual do Projeto Patrulha Mirim – Sgt. Fátima Inês de Brito, o delegado Regional de Polícia Civil – Dr. Evandro Luiz Corredato, os secretários municipais de Aquidauana, Marcos Chaves (Assistência Social) e Ivone Nemer (Educação) e a secretária interina de Assistência Social de Anastácio, Rosemary Sales da Silva.
O prefeito Odilon Ribeiro falou da satisfação em ter consolidado a parceria entre a prefeitura e a Polícia Militar para a realização do sonho de Aquidauana de ter a sua Patrulha Mirim.
“Para muitos parece ser apenas um projeto socioeducativo, mas para nós na gestão e para dezenas de famílias, essa é a chance dos filhos terem uma oportunidade de desenvolverem aptidões, talentos, de melhorar dos estudos e de se formarem em cidadãos que encherão os pais e a cidade de orgulho. A Patrulha Mirim é um projeto que trabalha esperança, conduta, valores morais, que promove a transformação e inclusão social e faz a diferença na nossa cidade”, afirmou o prefeito.
O Ten. Cel. Praeiro também enalteceu a importância da parceria com a prefeitura para a efetivação do projeto Patrulha Mirim em Aquidauana e ressaltou que é gratificante vivenciar e acompanhar a evolução das crianças e adolescentes dentro do projeto. “Realmente, vemos funcionar na prática com os patrulheiros a filosofia de polícia comunitária, em que eles adquirem conhecimentos técnicos e práticos necessários à vida sadia em sociedade. A Polícia Militar com a parceria da Prefeitura e da SEJUSP está ajudando a escrever uma nova história na vida dessas crianças e adolescentes”, salientou o comandante.
Conforme explicou o instrutor do projeto, o policial Ebenézer Pereira Miranda, na Patrulha Mirim as crianças e adolescentes participam de aulas e atividades com estrutura disciplinar hierarquizada semelhante ao da Polícia Militar, que busca fazer com que o jovem patrulheiro seja promovido de acordo com o seu aproveitamento e desempenho nas disciplinas, somado ao seu rendimento escolar e comportamento.
PREMIAÇÃO E NOVOS UNIFORMES
Na solenidade vários alunos do projeto receberam das mãos das autoridades condecorações e prêmios pelo bom desempenho e aproveitamento no curso de patrulheiro mirim.
Outro momento comemorado pelos alunos no evento foi quando as autoridades entregaram as novas fardas e abrigos que utilizarão como uniforme nas atividades do projeto. Segundo informou o 7º BPM, a aquisição dos abrigos foi possível mediante a economia do duodécimo da Câmara Municipal de Aquidauana, que devolveram à Prefeitura para que fosse repassado ao projeto Patrulha Mirim visando à aquisição dos abrigos.
Emocionada, a jovem patrulheira mirim de Aquidauana, Danielle Ferreira Albuquerque, falou em nome da primeira turma: “aguardávamos com muita expectativa esse momento. Estamos felizes e sabemos que todo o esforço nas aulas está sendo recompensado. É emocionante receber o certificado e a farda de patrulheiro mirim. Obrigado prefeito Odilon, obrigado comandante Praeiro e todos os policiais que nos ajudam e nos ensinam muito no projeto. A nossa vida mudou!”.