Estação Ferroviária de Aquidauana sedia exposição inspirada nos idosos do Asilo São Francisco

13/12/2017 19:02

O saguão da Fundação de Cultura e Turismo de Aquidauana (Fundact), na Estação Ferroviária, está tomado por fotos que retratam anos de história de homens e mulheres que residem no Asilo São Francisco.
Ontem à noite, 12, a equipe da Fundact e os alunos e professores do Curso de Turismo recepcionaram os idosos do Asilo São Francisco para a abertura da exposição de fotos e para o ato de encerramento da campanha “Natal Solidário - Adote a Memória de um Idoso”.
As fotos fazem parte da exposição que encerra o projeto de extensão “Revelando Memórias: narrativas e experiências dos Idosos de Aquidauana/MS”, do Curso de Turismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), câmpus de Aquidauana.
Essa campanha, de iniciativa do curso de Turismo da UFMS/CPAq teve objetivo de arrecadar fraldas geriátricas para serem doadas em benefício aos idosos que residem no Asilo São Francisco.
Além da campanha de arrecadação das fraldas geriátricas, os acadêmicos do curso de Turismo, sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Patrícia Bassinello, realizaram ações e iniciativas educativas de resgate a memória dos idosos do Asilo São Francisco, no município de Aquidauana.
Dentre as ações que o curso promoveu, destacam-se: palestras, city tour virtual, atividades lúdicas e culturais, exposição fotográfica e dos vídeos dos relatos dos idosos a serem desenvolvidas pelo grupo de alunos no espaço da universidade e no asilo.
Agora, com o fim do semestre letivo da universidade, para encerrar com chave de ouro o projeto de extensão, o curso de Turismo com o apoio e parceria dos professores do Curso de Turismo, de toda a equipe do Asilo São Francisco, da Proece/UFMS e da Fundação de Cultura e Turismo de Aquidauana realiza a exposição fotográfica.
Quem quiser conferir de perto os a exposição de fotos e dos trabalhos realizados pela equipe durante o projeto, especialmente as “memórias dos idosos”, em alguns dos emocionantes relatos e expressões artísticas dos idosos do asilo, podem visitar a Estação Ferroviária, no centro de Aquidauana, em horário comercial, de segunda a sexta-feira.
As fotos ficarão em exposição no saguão da Estação Ferroviária até o próximo dia 22. Depois as fotos serão disponibilizadas no Asilo São Francisco. As fotos foram feitas pelo acadêmico de turismo e fotógrafo aquidauanense, Alexsander Arguelo, de 31 anos.
“Para a fundação é gratificante e nos emociona receber esses idosos e podermos conhecer mais de perto suas histórias de vida. A exposição é aberta ao público e garanto que quem vier visitar, vai se emocionar”, revelou o diretor-presidente da Fundact, Humberto Torres.
“O ensaio fotográfico e o projeto como um todo visa incentivar a comunidade a refletir sobre várias questões, tais como o sentido da vida e suas relações, o incentivo e fomento de políticas públicas de intervenção na saúde mental e social, a valorização e o respeito aos nossos idosos e suas histórias de vida e promoção de ações e de mais projetos que resgatem e valorizem a memória deles, a humanidade dessas pessoas como patrimônio histórico e cultural imaterial do cotidiano de um município”, explicou a professora e coordenadora do projeto, Patrícia Bassinello.

Fonte: AGECOM/ Fotos: Alexsander Arguelo