Animação, expectativa e alegria marcam o início do ano letivo na Rede Municipal de Aquidauana

19/02/2018 10:15

Muitos sorrisos, alguns tímidos, outros bem espontâneos, olhos atentos a cada detalhe e muita curiosidade. Assim, centenas de crianças chegavam para o primeiro dia de aula do ano nos centros de educação infantil e escolas da Rede Municipal de Ensino em Aquidauana.
As aulas da REME tiveram início na manhã desta segunda-feira, 19. Ao todo, as equipes das escolas municipais e CMEIS receberão 4.800 alunos neste ano letivo. O que se pode ver também são atividades de acolhida e recepção aos pais e alunos e as salas iluminadas e decoradas com motivos infantis de acordo com a idade das crianças.
Por conta dos investimentos da Prefeitura Municipal, buscando garantir educação de qualidade, de 2017 para 2018, a rede municipal ganhou mais alunos matriculados para as unidades da área urbana, distritos, aldeias, assentamentos e escolas pantaneiras.
Segundo informou o prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, todos os CMEIS e escolas municipais receberam na semana passada e iniciam as aulas com alimentos para a merenda dos alunos.
 “Demos atenção especial e acompanhamos pessoalmente a compra e a distribuição da merenda escolar, exigindo qualidade de todos os produtos servidos aos nossos alunos. Foram servidas diariamente aproximadamente 9.200 refeições as crianças da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Além disso, buscamos fomentar a geração de renda na agricultura familiar, pois por meio de Chamada Pública contemplamos agricultores familiares na aquisição de produtos para alimentação escolar”, detalhou o prefeito Odilon Ribeiro.
Neste ano, para garantir que os alunos tivessem material escolar adequado para o início das aulas, a atual Administração Municipal realizou ajustes financeiros, cortando gastos e economizando para a aquisição dos kits escolares.
“Momento de muita alegria para nós receber as crianças para mais uma jornada de aprendizado e crescimento. Amanhã, estarei com a equipe da Secretaria Municipal de Educação entregando os kits escolares, que pela primeira vez chegarão às mãos dos alunos logo no início das aulas”, destacou o prefeito Odilon.
O transporte do escolar também foi todo planejado para o início das aulas, com os ônibus que devidamente vistoriados pelo DETRAN, por limpeza e reparos necessários, pois os ônibus trafegam milhares de quilômetros ao dia.
“Só no ano passado, os ônibus escolares da REME trafegaram 5.939 km diariamente. Então, priorizamos o cuidado e atenção para garantir que os veículos estejam em perfeitas condições de uso e segurança para esse ano letivo”, explicou o secretário municipal de Educação, Mauro Luiz Batista.

INFRESTRUTURA ESCOLAR
Um dos maiores desafios da Administração Municipal é tentar recuperar o que há muitos anos vem sendo problema e motivo de reclamação entre os pais e profissionais da educação, que é a infraestrutura das escolas, sendo que muitas unidades desde que foram inauguradas, nunca passaram por uma reforma estrutural.
O prefeito Odilon afirmou que está pleiteando o apoio financeiro do Governo do Estado e buscando economizar recursos sem prejudicar a qualidade do atendimento aos nossos alunos para investir em melhorias nas escolas da rede municipal na zona urbana e rural. Este é meu compromisso!
 “A prefeitura fez a manutenção das escolas nessas férias, mas, infelizmente ainda não foi possível partir para a reforma completa da Escola Municipal Erso Gomes e do CAIC Antônio Pace. Mas, conseguimos em 2017 reformar a escola da Aldeia Bananal e iniciar a reforma da escola da Aldeia Ipegue. Também concluímos e inauguramos o Centro Municipal de Educação Infantil no Bairro Nova Aquidauana viabilizando novas vagas e gerando novos empregos. Vamos aos poucos vencendo etapas nesse grande desafio de melhorar a educação do município”, lembrou o prefeito Odilon Ribeiro.