Aquidauana é castigada pela enchente e equipes se desdobram atendendo famílias

21/02/2018 17:12

O Rio Aquidauana no final desta tarde continua com o fluxo da água acima dos 10 metros há quase 24 horas e o que se vê nas imagens aéreas, fotos e vídeos são ruas e casas alagadas e um bairro quase todo submerso, o Guanandy. “Agimos em força tarefa e com voluntários para atender e socorrer a nossa comunidade.
O caminho agora é buscar ajuda nas esferas estadual e federal e o reconhecimento por parte dos Governos do Estado e Federal da situação de emergência de Aquidauana para que venha recurso para reconstruirmos tudo o que foi e ainda está sendo danificado pela enchente em nossa cidade“, pontua o prefeito Odilon Ribeiro.
Hoje a Prefeitura de Aquidauana já decretou a nível municipal a situação de emergência por conta das chuvas intensas e da cheia do Rio Aquidauana. Para se ter uma noção do quanto a cidade foi castigada pelas chuvas, Aquidauana é o  município em todo o Brasil que registrou o maior volume pluviométrico ontem, 20. Somando a chuva constante na cidade e às águas que o Rio Aquidauana recebe de seus afluentes, toda a população em menos de 24 horas foi supreendida pela enchente.
Segundo o secretário de Governo de Aquidauana, Wezer Lucarelli é necessário dar dinamismo ao atendimento das famílias que infelizmente tiveram que ser retiradas das suas casas em virtude da grande cheia deste ano. “Queremos que essas pessoas tenham um atendimento rápido e digno de toda atenção”, disse Wezer.
A remoção das famílias e seus pertences começou desde o fim da manhã de ontem, ganhando a madrugada a dentro e com possibilidade de continuar ainda esta noite, pois segundo informou o secretário municipal de Assistência Social, Marcos Chaves, “ainda há famílias para serem removidas para os três abrigos organizados e mais um está sendo montado em caráter de urgência“.
Os abrigos montados para as mais de 40 famílias que até agora foram removidas dos locais de alagamento são os salões das Igrejas Católicas nas comunidades Matriz, Bairro Guanandy e Bairro Alto.
Nestes locais, servidores da prefeitura, de várias secretarias, recebem as famílias, fazem a identificação e cadastro imediato e providenciam kits para higiene pessoal, limpeza, medicamentos, vacinas e toda assistência necessária, incluindo o atendimento médico.
É importante lembrar que as famílias que não foram para o abrigo e estão em casa de parentes devem procurar a equipe da Assistência Social para fazer o cadastro e receber também o auxílio da prefeitura, ou ligar para os telefones do Plantão Social: 67- 3240-1415 e 67 - 98471-4297.

TRAVESSIA ENTRE AS CIDADES
A Prefeitura de Aquidauana conta com o apoio dos militares do 9º Batalhão de Engenharia e Combate desde ontem na remoção das famílias e seus pertences. Mas, além disso, nesta madrugada sob o comando do Cel. Bogoni, dezenas de militares montaram uma ponte, chamada de passadeira, com extensão de 144 metros para possibilitar a travessia de pedestres entre as cidades de Aquidauana e Anastácio.
Essa medida foi necessária diante da interdição pelas águas das ruas de acesso às Pontes Nova e Velha. Barcos e botes e militares do Exército e do Corpo de Bombeiros trabalham intensamente atendendo a comunidade na travessia e garantindo, inclusive, que casos urgentes, como, por exemplo, pacientes seja transportados de barco na travessia. A passadeira é de estrutura de painéis de alumínio, montada sobre suporte de barcos flutuadores. Sendo assim, caso a passadeira acompanha o nível da água.
Segundo informou a Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) às 7h da manhã de ontem, o nível do rio Aquidauana marcava 6m20cm, às 12h15 estava em 7m98. Já hoje, 21, a última leitura mostra 10m42.
eO coordenador municipal da Defesa Civil em Aquidauana, Mário Raváglia informou no final desta tarde que o rio Aquidauana continua estável na marca acima dos 10 metros. “Não podemos descuidar um minuto. Aqui estamos numa força tarefa lidando com vidas, com famílias que perderam tudo e tem em nós, na prefeitura e seus parceiros o ponto de apoio, de socorro, de esperança diante dessa enchente“, afirmou o coordenador.

DOAÇÕES SÃO NECESSÁRIAS
Neste momento, essa força tarefa precisa da ajuda dos cidadãos com donativos. Quem tiver condições e puder colaborar voluntariamente com a doação de:
- Alimentos para refeição das famílias;
- Roupas de crianças e adultos;
- Colchões e lençóis;
- Itens de higiene pessoal;
- Água mineral;
Pontos de coleta dos donativos: 1) Secretaria de Assistência Social de Aquidauana - Rua Honório Simões Pires nº 618, Bairro Cidade Nova;
ou 2) Salão Paroquial da Igreja Matriz de Aquidauana.