Ministro de Governo visita Aquidauana para discutir assistência ao município diante da enchente

23/02/2018 23:09

Na tarde de hoje, 23, o prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) e a vice-prefeita Selma Suleiman (MDB) recepcionaram em visita oficial em Aquidauana o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun (MDB) e os superintendentes chefes das unidades regionais da FUNASA, INCRA, Agência Nacional de Mineração, DNIT, SUDECO, FUNAI, PRF, Defesa Civil, Base Aérea de Campo Grande e IBAMA.
O foco da visita foi a discussão acerca da Situação de Emergência decretada pelo prefeito Odilon diante da enchente no município e também sobre a assistência à cidade de Aquidauana e as famílias afetadas com os estragos das chuvas e da enchente do início desta semana.
"Não é uma solenidade para se fazer discursos, mas para ações em relação a enchente. Estamos aqui para ver o que foi e está sendo feito e o que ainda precisa ser decidido", afirmou o ministro Marun.
O prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, já munido de documentação para oficializar os pedidos emergenciais ao ministro, agradeceu Marun pela prontidão com que se colocou à disposição para vir ao município e ver a dor das famílias e a situação da cidade com a enchente.
Dentre os pedidos feitos ao ministro Marun, o prefeito Odilon solicitou a construção de uma nova entrada para o município para evitar que Aquidauana no caso de outra enchente fique novamente isolada.
O prefeito também pediu por melhorias para a área urbana como drenagem das ruas, recursos para a construção de uma escola pantaneira para funcionamento integral, recursos para estruturar e reformar as escolas municipais, revitalização do centro da cidade nas áreas cortadas linha férrea, a pavimentação da MS-419 que segundo o prefeito será “fundamental para ajudar no desenvolvimento do município”.
Outro pedido em destaque feito pelo prefeito Odilon é para que o ministro viabilize a construção de 211 casas populares, cujo projeto já está cadastrado pela prefeitura junto ao Governo Federal, com status ‘aprovado’, mas o recurso ainda não foi liberado.
Na oportunidade, o prefeito Odilon enalteceu e agradeceu ao 9º BECmb Carlos Camisão, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de Aquidauana e 7º Batalhão da Polícia Militar, Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição e suas comunidades por todo o empenho e dedicação na assistência às famílias ribeirinhas, somando forças ao trabalho da prefeitura.
Após sobrevoar a cidade e averiguar a situação dos pontos críticos, muitos ainda alagados, o ministro Marun seguiu para o plenário da Câmara de Vereadores, onde aconteceu a reunião de trabalho, que contou também com a presença dos prefeitos Nildo Albres (Anastácio) e Marlene Bossay (Miranda) e vereadores e secretários municipais de Aquidauana.