Hoje começa o Módulo II do Curso Básico de Fotografia ofertado pela Prefeitura de Aquidauana

05/03/2018 11:06

A primeira semana de curso já foi! Agora é mãos à obra, ou melhor, mãos nas câmeras, olhar atento e muita concentração, pois começa hoje, 05, o Módulo II do Curso Básico de Fotografia.
O curso é ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Aquidauana numa iniciativa da Coordenadoria Municipal de Juventude e com a parceria do Governo do Estado de MS e as aulas acontecem de 2ª a 4ª feira, na Escola CEJAR, das 19h às 22h.
Na semana passada os alunos aprenderam no Módulo I sobre: câmera amadora e compacta: Balanço de Branco, ISO, Fotometria, Composição: Enquadramento e regra dos terços. Valor de exposição, medição de foco e medição de luz.
Neste módulo, de hoje até quarta-feira (07) os alunos aprenderão sobre: Câmera semiprofissional e Reflex: Abertura de diafragma, profundidade de campo e nitidez. Velocidade de exposição, aplicação do borrão no controle do movimento e o movimento congelado. Modo manual, uso e controle do fotômetro.

O Módulo  III será nos dias 19, 20 e 21 de março com o conteúdo sobre: Edição de Imagem  - Tratamento de imagem com software livre:  brilho, contraste e cor. Principais tipos de arquivo, remoção de manchas e pequenos detalhes. Introdução à montagem de álbum.
Por fim, o Módulo IV que acontecerá dias 26, 27 e 28 de março, com o seguinte conteúdo: Linguagem e Iluminação - Cores em fotografia: aplicações criativas de ISO e balanço de branco. Imagem e significado. Montagem e uso de equipamento fotográfico: tripés, fundos móveis, sapatas disparadoras, rádio flash, tochas e difusores. O certificado ao final do curso será de 40 horas.
Todos os módulos serão ministrados pelo fotógrafo Alexandre Sogabe, que é gestor de Artes pela FCMS, possui graduação em Artes Visuais pela UFMS (2006), especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UNB (2010) e Mestrado em Estudos de Linguagens com tema em Fotografia (2014). Desenvolveu os módulos: Fotografia com Câmera Reflex, Edição de Imagem com Software Livre e Iluminação, Linguagem para o Curso de Fotografia do Museu da Imagem e Som de MS e o Curso de Fotografia com Câmera Reflex (2013) e Técnico em Processos Fotográficos (2015) para o Senac e coordenou o 1º, 2º e 3º Concurso de Fotografias Patrimônio Histórico e Cultural de MS – Nossa Identidade (2012,2013 e 2014). Ministrou a disciplina de Fotografia em Publicidade e Propaganda na Anhanguera-Uniderp (2010 e 2015), e cursos menores nas cidades de Bodoquena, Bonito, Corumbá e Dourados, além de três edições do Festival de Arte e Tecnologia da UFMS com oficinas de fotografia.