Famílias ribeirinhas de Aquidauana recebem doação de kits da Defesa Civil de MS

23/03/2018 14:01

O prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, diante dos dados técnicos e números de famílias prejudicadas pela enchente, solicitou ao governador Reinaldo Azambuja ajuda com mais materiais para as famílias ribeirinhas, que estão voltando para as suas casas, recomeçando a vida, tentando reconstruir o que foi perdido na enchente.
Os donativos chegaram em Aquidauana nesta manhã, 23, na sede do Centro de Educação Infantil Rotary Club. Essa ajuda humanitária do Governo do Estado chegou via Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.
“Estamos aqui seguindo a determinação do governador Reinaldo Azambuja de prestar atendimento e cuidado às famílias afetadas pelas enchentes. Os donativos são para quem mais precisa, para quem enfrentou a perda, que viu sua casa se encher d’água. Este é um ato que complementa as ações imediatas do Governo do Estado em apoio à Aquidauana desde o início da enchente”, explicou o coordenador estadual da Defesa Civil, Cel. Isaías Bittencourt.
Ao todo 321 famílias ribeirinhas devidamente cadastradas na Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), de acordo com as suas necessidades e cadastro de triagem, receberão os benefícios.
A Defesa Civil de MS trouxe hoje para Aquidauana a ajuda humanitário de kit dormitório (cobertor, lençol, fronha e travesseiro), kit de higiene pessoal, colchão de solteiro, kit infantil (fraldas e pomadas anti assadura), kit de produtos de limpeza e kit para idosos e portadores de necessidades especiais (fraldas geriátricas e pomadas anti assadura). Nos próximos dias há previsão de entregarem galões de água mineral.
“Não tem como não nos emocionarmos com tamanha ajuda do Governo do Estado para as nossas famílias ribeirinhas. Temos aqui conosco famílias que perderam tudo. Esse é um recomeço, uma ajuda que faz a diferença. Obrigado ao governador Reinaldo e a toda equipe da Defesa Civil de MS que vem somar com a prefeitura nesse atendimento aos ribeirinhos”, disse a primeira-dama Maria Eliza Ribeiro, que representou o prefeito Odilon no ato.
A primeira-dama de Aquidauana Maria Eliza Ribeiro, o secretário de Assistência Social, Marcos Chaves, a equipe da SAS, o Coronel Isaías Bittencourt, o deputado estadual Beto Pereira, a equipe da Defesa Civil de Aquidauana e os vereadores  Valter Neves, Sebastiãozinho do Taboco, Edinho Grance, Nilson Pontim, Anderson Meireles e Sargento Cruz acompanharam a entrega dos kits.
Também estiveram presentes no ato o assessor parlamentar Paulo Reis - representando o deputado estadual Felipe Orro, a Major e Comandante do Corpo de Bombeiros de Aquidauana - Geísa Maria Romero, o coordenador da Casa Civil – Zelito Ribeiro e a secretária municipal de Assistência Social de Anastácio, Rosemeire Ferreira.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Esta semana o Governo Federal publicou portaria reconhecendo a situação de emergência no município de Aquidauana, após a cidade sofrer com as chuvas e a enchente, vitimando diretamente cerca de 320 famílias, que ficaram desalojadas e desabrigadas.
“Com essa portaria do Governo Federal reconhecendo a situação de emergência de Aquidauana, vamos buscar auxílio financeiro da União para recuperar as áreas atingidas, incluindo ruas, pontes na zona rural e as estradas vicinais”, afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.