Com ajuda do CREAS de Aquidauana, idosa reencontra a família após 50 anos sem contato

28/03/2018 11:56

Uma história que mais parece daquelas de novela. Mas, aconteceu na vida real, em Aquidauana, e com direito a um belo final feliz.
No começo deste mês, a equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência Social de Aquidauana (CREAS) recebeu um chamado de auxílio do CRAS da cidade de São Joaquim de Bicas, Estado de Minas Gerais, em busca dos familiares de Conceição Judite Evodia Cece, uma senhora indígena e já idosa, que há 50 anos não tinha contato com a sua família.
“Um sonho que estou realizando. Nunca perdi as esperanças de encontrar a minha família. Estou tão feliz, não tenho nem como explicar. Obrigada a todos que me ajudaram”, disse Dona Conceição, emocionada, abraçando o pai.
A equipe da Secretaria de Assistência Social de Aquidauana, por meio do CREAS, e em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e apoio do cacique da Aldeia Lagoinha, realizaram a busca ativa na comunidade indígena e, para a felicidade da “Dona Conceição”, conseguiram localizar seu pai e irmãos em Aquidauana.
No dia 17 de março, Conceição Judite embarcou em Belo Horizonte e na segunda-feira (19) a equipe do CREAS de Aquidauana foi buscá-la em Campo Grande. Emoção, lágrimas de alegria e abraços apertados marcaram esse reencontro tão esperado.
O abraço apertado e o beijo carinhoso que aguardavam por cinco décadas aconteceu esta semana na Aldeia Lagoinha em Aquidauana, quando a “Dona Conceição” reencontrou o seu pai Sr. Galdino Cece e seus irmãos. Todos moradores da aldeia.
Conforme informou a Prefeitura de Aquidauana, a senhora Conceição Judite ficará no município por três meses junto à sua família. Sua permanência e retorno serão acompanhados pelo CREAS de Aquidauana, até que ela volte para sua cidade onde será recebida pelo CRAS de São Joaquim de Bicas.