Governo do Estado investe em caixas cirúrgicas e leitos de UTI em Aquidauana

09/04/2018 13:50

Mais uma etapa no amplo projeto de regionalização da Saúde em Mato Grosso do Sul foi cumprida no último sábado (07) pelo governador Reinaldo Azambuja, com a entrega de quatro leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 41 caixas cirúrgicas para o Hospital Regional Doutor Estácio Muniz, em Aquidauana.
“É uma alegria ampliar para dez os leitos de UTI do Hospital Regional. O Estado também investiu mais de R$ 7 milhões em equipamentos cirúrgicos como esses que estão sendo entregues, para melhorar as condições de trabalho nos hospitais públicos. São entregas que fazem parte do amplo processo de regionalização da saúde do nosso Estado, construindo e equipando hospitais em municípios estratégicos”, afirmou o governador durante a visita.
O prefeito Odilon Riberio agradeceu os investimentos que estão sendo constantemente feitos pelo Governo do Estado no município, que atende pacientes de toda a região. “Recuperamos a autoestima e o número de atendimentos do nosso hospital. Recebemos em dezembro um mamógrafo digital e já realizamos mais de 600 consultas usando um equipamento moderno, novo, digital, que não poderíamos adquirir. Isso para cuidar da saúde da população, comemorou.
O secretário de Estado de Saúde (SES), Carlos Coimbra, enfatizou os investimentos que vêm sendo feitos em hospitais por todo o Estado – tanto com a conclusão de obras paradas como no Hospital do Trauma e a conclusão do Hospital de Câncer, como a construção de unidades em municípios estratégicos como Três Lagoas, Dourados, e a ampliação da Santa Casa de Corumbá.
Na visita ao hospital, o governador e o prefeito Odilon Ribeiro conversaram com os funcionários, equipes médicas e de enfermagem. Também visitaram os leitos na hemodiálise, UTI, enfermarias e maternidade e conversaram com pacientes que elogiaram a estrutura oferecida e a qualidade do atendimento.
O jornalista Irineu Ferrari, de 74 anos, mora em Miranda e tinha de se deslocar até a Campo Grande três vezes por semana para fazer hemodiálise. “Antes tinha que percorrer mais de 200 quilômetros, agora são só 60 quilômetros. E eles aqui são muito atenciosos. Esse atendimento aumenta a qualidade de vida”, destacou ele.
Participaram da visita ao hospital a primeira-dama do Estado, Fátima Azambuja, a primeira-dama de Aquidauana, Maria Eliza Ribeiro, a vice-governadora, Rose Modesto, a secretária de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja, o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda, os deputados estaduais Enelvo Felini, Felipe Orro e Paulo Corrêa, a prefeita de Miranda, Marlene Bossay e os prefeitos de Nioaque e Anastácio, respectivamente, Valdir Júnior e Nildo Albres, além de secretários municipais e vereadores de Aquidauana e da região e representantes da imprensa local.

Saúde Mais Perto de Você
Ainda no período da manhã em Aquidauana, o governador Reinaldo Azambuja acompanhado do prefeito Odilon, deputados estaduais, vereadores e secretários seguiram para o distrito de Taunay, onde foram recebidos por caciques e lideranças indígenas para participarem da abertura oficial da Caravana da Saúde Indígena, cuja estrutura foi montada pelo Governo do Estado, na Aldeia Lagoinha, e já tem prestado milhares de atendimentos médicos, odontológicos, serviços sociais e jurídicos.
Ainda em Taunay, o governador assinou a liberação de R$ 40 mil reais para custeio de ações de saúde em Aquidauana, entregou kits com smartphones, uniformes e mochilas para os agentes de epidemias e endemias, kits de material esportivo aos caciques de cada aldeia para ser utilizado pela comunidade e premiação para os times vencedores dos Torneio Indígena.

Fonte: AGECOM e SUBCOM MS