Prefeitura de Aquidauana oferece tratamento gratuito de auriculoterapia na rede de saúde

10/04/2018 11:23

Já pensou em poder relaxar, aliviar o stress, curar alergias, sentir alívio das dores, tratar vícios e, ainda, poder emagrecer? Tudo isso por meio da auriculoterapia na rede de saúde em Aquidauana.
A Prefeitura de Aquidauana oferece auriculoterapia na rede pública de saúde para todos os pacientes. É um tratamento inédito na cidade na rede pública, iniciou no segundo semestre de 2017 e, este ano, um grupo de 30 pacientes que sofrem de várias doenças, como, por exemplo, depressão, hérnia de disco, insônia, enxaqueca, fibromialgia, artrite ou dores lombares já estão recebendo esse tratamento.
A auriculoterapia é um método terapêutico da medicina chinesa que usa o pavilhão auricular para efetuar estímulos com sementes de mostarda e agulhas, em determinados pontos reflexos na orelha, que correspondem a cada um dos órgãos e funções do corpo.
A auriculoterapia foi incluída pelo Ministério da Saúde na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, para ser oferecida dentro do SUS em contribuição ao tratamento de diversos pacientes.
Assim, no ano passado, o prefeito Odilon Ribeiro fez a adesão do município às políticas públicas de práticas integrativas, visando que a comunidade pudesse ter acesso a esses novos tratamentos. Logo, a Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Saúde oferta o tratamento e os profissionais são do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).
Homens e mulheres de todas as idades tem procurado a ESF da Duque de Caxias para participar do tratamento. “Utilizando a técnica da auriculoterapia, higienizamos a orelha do paciente, apalpamos para avaliar e com auxílio de uma pinça abaulada colocamos as sementes de mostarda em pontos da orelha, que possui terminações nervosas correspondentes a órgãos do corpo e seu estímulo traz benefícios para os pacientes, físicos, emocionais e mentais”, explicou a fisioterapeuta Ana Caroline Szczuk, que atende os pacientes na auriculoterapia.
Lurdes de Souza Oruê, de 65 anos, é moradora do Bairro Alto, em Aquidauana. Ela conta com a auriculoterapia como aliada no tratamento para a bursite no ombro direito, a ansiedade, depressão e as dores que sente no joelho esquerdo.  “Melhorou muito, eu tenho até dormido melhor depois que comecei a vir aqui no posto de saúde para as aplicações”, disse a paciente.
É importante destacar que a auriculoterapia pode ser utilizada como tratamento principal, mas o mais comum é estar associada a tratamentos convencionais. “É uma alternativa complementar que os médicos, psicólogos e terapeutas indicam para vários tratamentos de vários tipos de problemas de saúde”, pontuou a fisioterapeuta Ana Caroline.
Para a aquidauanense Sandra Maria Souza, de 56 anos, que já está na segunda sessão, a auriculoterapia tem sido “excelente”. “É muito bom né ter esse atendimento aqui no posto, de graça para gente. Eu era muito ansiosa, estressada e as vezes ficava deprimida. Agora me sinto muito melhor”, contou.

SERVIÇO
Os interessados neste tratamento não precisam de encaminhamento médico, basta procurar a secretaria da ESF Duque de Caxias e fazer o agendamento. Todos os agendados são atendidos pelo NASF conforme os dias da semana em que o tratamento é ofertado.
As sessões de auriculoterapia acontecem pela manhã, semanalmente, todas as terças e quintas-feiras na ESF Duque de Caxias. Cada paciente, em média, passa por 5 a 7 sessões, conforme o grau de evolução no tratamento. As sessões são individuais e duram cerca de 20 minutos. O paciente participa de uma sessão por semana.