Saúde de Aquidauana organiza capacitações para trabalho de prevenção ao suicídio

20/04/2018 10:52

Suicídio é um problema complexo para o qual não existe uma única causa ou razão. 😓😟
Ele resulta de uma complexa interação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais, culturais e ambientais. Contudo, a maioria dos suicídios pode ser prevenida.
Pensando na prevenção, ontem, dia 19/04, a Secretaria de Saúde de Aquidauana realizou uma roda de conversa entre a equipe multriprofissional de Aquidauana e Anastácio com médicos psiquiatras convidados, Dra. Anny Rozolem e Dr. Júlio Mercadantes.
O propósito da reunião é de iniciar o processo de capacitações da equipe de atenção primária à saúde para identificar, abordar, manejar e encaminhar uma pessoa vulnerável na comunidade de forma eficiente, que é o passo mais importante na prevenção do suicídio.
Quando a tristeza bate, a angustia grita e as coisas parecem não ter saída, tudo o que precisamos é de alguém que te ouça, te oriente e te ajude a aliviar a pressão, pois você está sozinho.
A Secretaria de Saúde de Aquidauana oferece: atendimento psicológico semanalmente nas unidades de saúde do seu bairro por meio do NASF; atendimento psiquiátrico e acompanhamento psicológico no CEM; atendimento de livre demanda no CAPS, ou seja, a hora que você precisar será atendido por psicólogos e médicos.
Precisa de ajuda, procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa. A sua vida é importante!