Aldeias de Aquidauana celebram Dia do Índio e prefeito destaca ações públicas aos indígenas

20/04/2018 11:51

A arte se misturou a vida novamente. O vermelho do urucum e o azul quase preto do jenipapo coloriram Aquidauana. O som dos instrumentos de percussão e sopro junto com o canto terena ecoaram nos quatro cantos da nossa cidade. .
Ontem, 19 de abril, o Dia do Índio, foi comemorado em Aquidauana com muitas festividades.
Atendendo ao convite dos caciques, das famílias e lideranças terenas, o prefeito Odilon Ribeiro acompanhado da primeira-dama Maria Eliza Garcia, juntamente com os deputados estaduais Felipe Orro e Beto Pereira, vereadores e secretários municipais participaram das comemorações do Dia do Índio nas aldeias Limão Verde, Imbirussu, Bananal, Lagoinha e o Distrito de Taunay.
“Dia do Índio em Aquidauana é momento para refletir, agradecer os ensinamentos que recebemos e lutar muito por tudo aquilo que sonhamos e queremos nas nossas aldeias. A Administração Municipal está aqui presente, temos o que mostrar de serviços feitos para vocês, pois estamos trabalhando para cumprir o nosso compromisso com as nossas aldeias e famílias indígenas”, afirmou o prefeito Odilon Ribeiro, em visita às aldeias.
Durante as visitas às aldeias, o prefeito Odilon elencou as várias ações e serviços públicos que a prefeitura está realizando nas comunidades indígenas, como, por exemplo, a implantação de Escolinha de Futebol, sendo a primeira já em formação na Aldeia Limão Verde, a manutenção das estradas vicinais das aldeias, cujo serviço está sendo realizado conforme planejamento da Secretaria Municipal de Obras.
O prefeito também destacou a significativa parceria com o Governo do Estado de MS para a realização da Caravana da Saúde, que veio especialmente para atender aos indígenas de Aquidauana e de Anastácio, zerando as filas de consultas e exames.
Outro ponto destacado pelo prefeito Odilon no diálogo com as comunidades nas aldeias foi a viabilização de transporte para os universitários indígenas realizado durante todo o ano de 2017, com custeio pela prefeitura. "Pela primeira vez em Aquidauana, a prefeitura custeou o transporte dos jovens indígenas garantindo que eles tivesse acesso à universidade", completou.
O transporte dos acadêmicos indígenas não é obrigação do município custear, mas o prefeito explicou que ele entende ser uma ajuda da Administração Municipal para incentivar a formação educacional de nível superior nas aldeias, visando a profissionalização dos índios para o mercado de trabalho.
"Para que possamos continuar ajudando os universitários, precisamos que os acadêmicos nas aldeias organizem as suas associações de universitários, pois com documentação e regularização legal há maiores chances de conseguirem benefícios e parcerias para a classe acadêmica indígena, não só com o Poder Público Municipal, mas nas esferas Estadual e Federal", pontuou o prefeito.

Confira a galeria de fotos das comemorações culturais nas aldeias: https://bit.ly/2HQdquc