Saúde de Aquidauana realiza esta semana atividades da campanha de prevenção à hipertensão

23/04/2018 11:38

No Brasil todo durante esta semana acontecem atividades de incentivo aos cuidados com a saúde visando prevenir a hipertensão arterial. Em Aquidauana, a Secretaria Municipal de Saúde organizou um cronograma com ações de orientação da comunidade e atividades físicas em todos as unidades de saúde.
A Campanha Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão tem como objetivo conscientização do controle e tratamento da hipertensão, que traz como consequência muitas outras doenças.
Nos postos de saúde de Aquidauana serão realizadas atividades como avaliação, orientação alimentar, verificação de pressão arterial e alongamentos físicos, tudo motivando os pacientes a se cuidarem, a mudarem hábitos alimentares e inserirem atividades físicas no dia a dia, pois, assim, terão mais qualidade de vida e menos problemas de saúde, como, por exemplo, a obesidade, diabetes e outras doenças.
Dentre as atividades nas ESF’s haverá: atividades com nutricionistas - orientações sobre alimentação saudável e a importância para a manutenção da pressão arterial devido a alimentação; Fisioterapeuta – orientações sobre os benefícios de alongamento, caminhadas, realização de exercícios respiratórios, orientação sobre mudança do estilo de vida para a manutenção da pressão arterial adequada; Educador físico – orientações sobre a atividade física e o impacto na saúde e aulas de alongamento corporal e nas unidades que têm a academia do idoso, as aulas também serão aproveitando os equipamentos da academia; e enfermeiros /médicos – orientarão sobre os cuidados para prevenir a hipertensão arterial.
“Cerca de trezentas mil pessoas, no Brasil, morrem vítimas de doenças cardiovasculares, sendo que mais da metade delas tem início com a pressão alta. A prevenção é sempre o melhor remédio e vamos trabalhar prevenção com a comunidade”, explicou o secretário municipal de Saúde, Dr. Eduardo Moraes.
DIA D - O dia 26 de abril é considerado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, e para lembrar a data e destacar ainda mais a importância de cada cidadão cuidar da sua saúde e prevenir a hipertensão arterial.
No ‘Dia D’ em Aquidauana (26/04), a SESAU estará com dois pontos de apoio para dicas de saúde, de prevenção e aferição da pressão arterial. Um ponto será no ‘Calçadão’ da Rua Sete de setembro (na Farmácia Popular), no centro, e o outro no Supermercado Atlântico, no Bairro Santa Terezinha.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 23/04 – ESF JAM às 8h – atividades com fisioterapeuta; ESF Tiago Bogado às 14h - atividades com fisioterapeuta;
Dia 24/04 – ESF Izaura Baes às 8h – atividades o com fisioterapeuta; ESF Nova Aquidauana às 8h – atividades com nutricionista; ESF Vila Trindade às 14h30min – atividades com fisioterapeuta; ESF Indaiá às 8 horas – atividades com enfermeiro e médico;
Dia 25/04 – ESF C.F.Stella e ESF José Vória às 8h – atividades com educador físico; ESF São Francisco às 8h – atividades com nutricionista;
Dia 25/04 – ESF Piraputanga e EFS Taunay às 8 horas – atividades com enfermeiro e médico;
Dia 26/04 - ESF J.J. Carneiro e ESF C.P Filho às 8h – atividades com educador físico; ESF Guanandy às 14h30min – atividades com fisioterapeuta; ESF’s Cipolândia, Camisão e Morrinho às 8 horas – atividades com enfermeiro e médico;
Dia 27/04 – ESF São Pedro às 8h – atividades com fisioterapeuta; e ESF Pinheiro às 14h30min – atividades com educadora física.