Adolescentes do Pelotão Esperança mobilizam a população no combate ao sedentarismo

04/05/2018 13:21

Nessa manhã de sexta-feira (4) o centro de Aquidauana ganhou música, ritmos aeróbicos e muitas crianças e adolescentes na Praça dos Estudantes convidando a comunidade que passava pelo local para cuidar da saúde e combater o sedentarismo.
Essa atividade é uma iniciativa do projeto Pelotão Esperança, criado pelo 9º Batalhão de Engenharia de Combate ‘Carlos Camisão’, funciona em parceria com as Prefeitura de Aquidauana e Anastácio, por meio das secretarias municipais de Assistência Social.
Para atividade do “Dia D” de combate ao sedentarismo, as secretarias municipais de Saúde de Aquidauana e Anastácio estão dando suporte ao projeto, com os serviços gratuitos de aferição de pressão arterial, testes de Glicemia, teste de IMC (Índice de Massa Corporal), teste de ICQ (Índice de Cintura e Quadril), teste de mobilidade, e, ainda, momentos de alongamento e atividades aeróbicas com a orientação com os educadores físicos, Carol Ledur e Maurício Oliveira.
A professora e coordenadora do Pelotão Esperança, pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Aquidauana, Roseli Rodrigues Martins Vilalva, explica que a iniciativa de levar as crianças e adolescentes ao centro das duas cidades para essa atividade, é buscar alertar as pessoas sobre os riscos de uma vida sedentária e da importância de ter hábitos mais saudáveis.
“As crianças são conscientizadas lá no projeto sobre os cuidados com a saúde, a alimentação e a pratica regular de atividades físicas. Agora, é a vez deles em ação, eles estão nas praças para compartilhar esse conhecimento e mobilizar a comunidade”, detalhou Roseli.
A assessora do gabinete, Luzia Cunha e o secretário municipal de Assistência Social, Marcos Chaves, representando o prefeito Odilon Ribeiro, estiveram presentes e parabenizaram a iniciativa dos alunos, monitores e militares em mobilizar a comunidade para cuidar da saúde.
ANASTÁCIO – Hoje à tarde, 04, das 13h30 às 17 horas, as atividades do “Dia D” de combate ao sedentarismo acontecerão na Praça Garibaldi Medeiros.
O PROJETO - O Pelotão Esperança atualmente atende 80 crianças, na faixa etária de 8 a 12 anos. Os alunos participam das atividades nas dependências do 9º BECmb. O projeto tem o objetivo de proporcionar às crianças atividades de reforço escolar e com o apoio dos militares do 9º BECmb os alunos aprendem sobre disciplina, ordem unida, canções e hinos oficiais, marchas e cidadania.