Horta Terapêutica do Hospital Regional de Aquidauana ganha alunos voluntários do CEPA

23/05/2018 10:15

Na tarde de ontem, 22, a Horta Terapêutica do Hospital Regional ganhou cuidados especiais no trato cultural dos canteiros.
Uma turma de 25 alunos acompanhados do professor Rogério Siena, ambos do curso 3º Módulo do Técnico em Agropecuária do CEPA-Aquidauana, se juntaram aos voluntários do Rotary de Aquidauana e a equipe da Secretaria Municipal de Produção e Meio Ambiente para fazer a limpeza, adubação, fofamento do solo, descompactação, deixando os canteiros em condições favoráveis para o crescimento das hortaliças.
O diretor administrativo do Hospital Regional, Joacir Gomes acompanhou o trabalho dos voluntários e agradeceu a dedicação que estão tendo com o projeto da Horta Terapêutica. "Graças à esses parceiros, com esse projeto pioneiro, em breve, nossos pacientes com orientação da equipe médica poderão estar aqui na horta para a terapia ocupacional, aprendendo a cultivar hortaliças e aqui será uma fonte de estimulo à capacidade de produção, de convivência e interação para também combatermos a depressão", frisou Joacir.
A Horta Terapêutica é um projeto pioneiro no município de Aquidauana, idealizado pelo Rotary Clube Aquidauana em parceria com a Prefeitura de Aquidauana, Secretaria Municipal de Produção e Meio Ambiente e foi lançado oficial no último dia 15, com a visita do prefeito Odilon Ribeiro, primeira-dama Maria Eliza Garcia, secretários Wezer Lucarelli (Governo) e Roberto Valadares (Seproma), vereadores, professores e acadêmicos da UEMS e CEPA aos canteiros destinados ao projeto.
A orientação médica e acompanhamento dos pacientes na terapia ocupacional na horta será feito pela própria equipe do hospital. Já a orientação técnica-agrícola será com os voluntários do Rotary Clube. Nas atividades na horta, os pacientes e os participantes do projeto poderão dialogar em um ambiente favorável e tranquilo.
Conforme informou o diretor-administrativo do hospital, Joacir Gomes, as hortaliças que serão produzidas têm destinação certa, irão incrementar o cardápio das refeições servidas aos pacientes do Hospital Regional de Aquidauana.