Slideshow Image 1
Slideshow Image 2
Slideshow Image 3
Slideshow Image 4
Slideshow Image 5
Slideshow Image 6
Slideshow Image 7
Slideshow Image 8

Prefeitura Municipal de
AQUIDAUANA

(67) 3240-1400
prefeito@aquidauana.ms.gov.br
Rua Luiz da Costa Gomes , Nº 711

Assistencia Social de Aquidauana promove açoes de combate a exploração e ao abuso sexual infantil

23/05/2018 13:30

Todos os anos no Brasil o mês de maio e dedicado as campanhas de alerta a sociedade para denunciar e combater a exploração e o abuso sexual infantil. Em Aquidauana, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) por meio do Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS) realizou uma serie de atividades de combate a exploração e ao abuso sexual infantil.
 Dentro do cronograma de atividades alusivas a campanha “18 de maio – Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes da exploração sexual”, o CREAS promoveu blitz informativa, panfletagem, adesivagem, palestras em escolas e na UFMS, visita as unidades de saude para informar aos pacientes e servidores sobre os meios de denuncia dos casos de violencia infanto-juvenil.
 A Prefeitura de Aquidauana para a campanha do “18 de maio” contou com o apoio do juiz da Comarca de Aquidauana, Giuliano Maximo Martins (que foi um dos palestrantes), da coordenaçao do curso de Pedagogia da UFMS e da direçao das escolas E.M. CAIC e E.E. Cel. Jose Alves Ribeiro (CEJAR), do 7º Batalhao de Policia Militar de Aquidauana e o Programa Vale Renda.
O objetivo das atividades diversas na comunidade, segundo explicou o secretario de Assistencia Social – Marcos Chaves, e para alertar, conscientizar e orientar a populaçao sobre a importancia de procurar os orgaos responsaveis para denuncia, como, por exemplo, o Disque 100, o Conselho Tutelar e CREAS.
 Para se ter uma noçao do quanto e importante promover essas campanhas de conscientizaçao, Aquidauana somente no ultimo semestre de 2017 registrou 41 novos casos de abuso e exploraçao sexual de crianças e adolescentes, sendo as vitimas 32 meninas e 09 meninos.
Nas palestras o foco foi informar os mecanismos de denuncia e esclarecer que abuso e exploraçao sexual e toda forma de atividade sexual com crianças e adolescentes, o abuso sexual nao e somente contato fisico entre um agressor e uma criança, algumas formas de abuso sexual infantil incluem, por exemplo,  exibicionismo, caricias, relaçao sexual (estupro), masturbaçao na presença de uma criança ou adolescente ou força-lo a se masturbar, chamadas telefonicas obscenas, mensagens de texto ou interaçao digital, produzir, possuir ou compartilhar imagens pornograficas ou filmes de crianças e adolescentes.
“O abuso pode ocorrer por imposiçao de violencia (força, ameaça ou coerçao) ou seduçao, uso de artificios, como: drogas, promessas e recompensas. Sempre e bom alertar a comunidade sobre isso, especialmente, as crianças”, explicou Juliane Ribeiro, responsavel pelo CREAS.
Nas atividades em Aquidauana, a equipe do CREAS tambem alertou a comunidade que existem varias formas de violação de direitos, dentre elas: violencia psicologica, Violencia Fisica, negligencia, abuso/exploração sexual, trabalho infantil, situaçao de rua, abandono, discriminaçao pela orientaçao sexual/raça/etnia e descumprimento das condicionalidades do Programa Bolsa Familia e PETI.
SERVIÇO - O CREAS de Aquidauana e a unidade publica municipal que oferta de trabalho social especializado as famílias e indivíduos em situaçao de risco pessoal e social, por violaçao de direitos. O CREAS e a atender familias e individuos em situaçao de risco pessoal ou social e que tenham tido seus direitos violados. O CREAS de Aquidauana fica localizado na Rua Francisco de Castro n° 730, Bairro Guanandy e o telefone e: 67 – 3241-1912. A DATA - A campanha “18 de maio” e intitulada de “Dia nacional de combate ao abuso e exploraçao sexual de crianças e adolescentes” e e uma data relembra a violencia cometida contra a pequena Araceli Cabrera Sanchez Crespo, de 08 anos, que em Vitoria – ES, desapareceu apos sair da escola e seis dias depois, em 18 de maio de 1973, seu corpo foi encontrado, desfigurado por acido e com marcas de extrema violencia e abuso sexual. Os autores do crime, jamais foram condenados. Posteriormente, a data da morte de Araceli foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploraçao Sexual de Crianças e Adolescentes.

Fonte: AGECOM


Prefeitura Municipal de Aquidauana

Luiz da Costa Gomes , Nº 711
Bairro Cidade Nova
Aquidauana / MS
CEP: 79200-000
Telefone: (67) 3240-1400

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 07h às 13h