COMUNICADO IMPORTANTE AOS BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA

06/06/2018 13:28

ADIADOS PRAZOS DO PROCESSO DE RECADASTRAMENTO DO SISTEMA DE CADASTRO ÚNICO

Foram adiadas as datas do processo de recadastramento de operadores do Sistema de Cadastro Único, que prevê a autenticação em duas etapas. A implantação está prevista para ocorrer no dia 29 de Junho, quando todos os usuários finais serão excluídos.
No último dia 23 de maio, ocorreu a exclusão de um terço dos usuários másters do sistema, como parte das ações de recadastramento. Nesta primeira etapa, foi excluído apenas um usuário máster de cada município que possui dois usuários cadastrados para essa função, restando ainda um usuário máster. Municípios que possuem apenas um usuário máster cadastrados terão usuários excluídos apenas nas etapas seguintes, prevista para os dias 04 e 11 de junho.
Informamos, ainda, que as regionais da Caixa Econômica Federal (CAIXA) já foram comunicados sobre o procedimento e estão em processo de inclusão dos usuários máster que já enviaram a FICUS-E. Se o seu município já encaminhou a FICUS-E para os usuários másters à CAIXA, é necessário apenas aguardar que a Gerência Executiva de Governo da Caixa Econômica Federal (Gigov) faça a liberação do acesso.
Os municípios que ainda não enviaram a FICUS-E para a CAIXA devem fazê-lo o mais rápido possível, para que não fique sem acesso ao Sistema de Cadastro Único, já que no dia 29 de junho serão excluídos os usuários finais. Em 30 de junho, os usuários másters registrados na FICUS-E terão que autorizar todos os usuários finais que já se cadastraram por meio do aplicativo da CAIXA.
É importante relembrar que o gestor do Cadastro Único deve encaminhar os dados do usuário máster para a CAIXA por meio do ofício contendo as cópias autenticadas do RG e do CPF do usuário máster. Podem ser apresentadas cópias simples dos documentos, desde que os documentos originais sejam mostrados na CAIXA para conferência.
O recadastramento dos operadores dos Sistema de Cadastro Único, que prevê a autenticação em duas etapas, busca aumentar a proteção dos usuários do sistema, deixando mais seguro o acesso ao exigir, além da utilização de uma senha, o uso de um código gerado por aplicativo de celular a cada acesso do usuário. Com o objetivo de aumentar ainda mais a segurança dos usuários, o Sistema de Gestão de Benefícios (Sibec) não será mais acessado juntamente com o Sistema de Cadastro Único – V7.
Para mais informações, consultar o Bolsa Família informa n°602, de 12 de abril de 2018, disponível no link: http://www.mds.gov.br/webarquivos/sala_de_imprensa/boletins/boletim_bolsa_familia/2018/abril/1204201..., ou entrar em contato com a CAIXA por meio do telefone 3004-1104 Capitais e regiões metropolitanas, 0800 726 0104 demais localidades.

Calendário atualizado:
23/05 – Primeira etapa de exclusão dos usuários másters
04/06 – Segunda etapa de exclusão dos usuários másters
11/06 – Terceira etapa de exclusão dos usuários másters
29/06 – Exclusão dos usuários finais
30/06 – Liberação da nova plataforma para usuários másters de todos os municípios autorizarem os usuários finais

Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social