Slideshow Image 1
Slideshow Image 2
Slideshow Image 3
Slideshow Image 4
Slideshow Image 5
Slideshow Image 6
Slideshow Image 7
Slideshow Image 8

Prefeitura Municipal de
AQUIDAUANA

(67) 3240-1400
prefeito@aquidauana.ms.gov.br
Rua Luiz da Costa Gomes , Nº 711

Emoção e gratidão marcam solenidade de troca de comando do Corpo de Bombeiros de Aquidauana

20/06/2018 21:31

Aquidauana se despediu hoje, 20, da Major Geísa Maria R. Romero, que durante 1 ano e 11 meses comandou o 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros Militar Independente de Aquidauana, que fica a partir desse dia sob o comando do Capitão Vinícius Barbosa Gonçalves.
A solenidade de troca de comando do Corpo de Bombeiros de Aquidauana foi realizada na manhã de hoje, no quartel do 1º SGB, norteada de muita emoção, de mensagens de gratidão, de agradecimentos e de reconhecimento pelos feitos e serviços prestados pela Major Geísa e a corporação em todo o tempo de sua gestão.
A primeira-dama Maria Eliza Ribeiro e o secretário de Governo e vereador licenciado, Wezer Lucarelli representaram o prefeito Odilon na cerimônia militar, agradeceram a Major Geísa e seu esposo Capitão Silvio Romero pela parceria com o Poder Público Municipal e desejaram boas-vindas ao novo comandante, Capitão Vinícius, colocando a administração municipal à disposição e reiterando a importância dos Bombeiros para a cidade e para as famílias.
“Sem menosprezar os outros comandantes que aqui passaram, mas podemos dizer que há dois tempos aqui, antes da Major Geísa e depois dela. A estruturação, os investimentos e gestão eficiente com que ela administrou essa corporação, mesmo diante de tantos desafios, é sem dúvidas motivo de muito orgulho. Em nome do prefeito Odilon, agradecemos aos 1º SGB pela parceria e pronto atendimento. Quando nós ouvimos a sirene do Corpo de Bombeiros soar em Aquidauana, temos dois sentimentos: um de preocupação e o outro de alívio em saber que o socorro está chegando!”, destacou Wezer Lucarelli.
O secretário Wezer lembrou ainda que em dezembro do ano passado, o prefeito Odilon Ribeiro assinou a doação da área da sede do Corpo de Bombeiros. Pois há 21 anos do Corpo de Bombeiros de Aquidauana funciona na sua sede, na Rua Leônidas de Matos, mas não tinha a posse definitiva do prédio. “A doação aconteceu graças ao trabalho em conjunto do prefeito Odilon e sua equipe com a Câmara Municipal de Aquidauana e o Sindicato Rural de Aquidauana, que era o detentor de posse da área”, detalhou.
O prefeito Odilon Ribeiro e a vice-prefeita Selma Suleiman, cumpriam agenda na Capital com o governador Reinaldo, conseguiram chegar a tempo para também de se despedirem da Major Geísa e recepcionarem o novo comandante, Cap. Vinícius. Também estiveram participando os vereadores Valter Neves (pres. da Câmara), Anderson Meireles (líder do prefeito), Lenilda Damasceno, Sargento Cruz, Gabriel Silvério e Edinho Grance.
Atualmente o 1º SGB conta com um quadro de 48 militares, sendo 3 oficiais e 45 praças, bem como 12 viaturas para atendimento em uma área 27.950 km², com uma população de cerca de 107 mil habitantes, que abrange: os municípios de Anastácio, Aquidauana, Miranda e Bodoquena; incluindo os Distritos de Camisão, Piraputanga, Cipolândia e Taunay; as Aldeias Ipegue, Limão Verde, Bananal, Lagoinha, Água Branca, Córrego Seco e Cachoeirinha; os assentamentos Monjolinho e São Manoel; as  Colônias Pulador, Paulista, Buriti e Veredão; e, ainda, grande parte da extensão da BR 262.
Com o desenvolvimento da região e o seu aumento populacional, houve a necessidade do Corpo de Bombeiros Militar ampliar sua capacidade de resposta operacional, aproximando-se mais da comunidade, sendo criado, com o apoio do poder público, em 19 de dezembro de 2002, a 2ª Seção de Bombeiros Militar, na cidade de Anastácio. A 2ª Seção de Bombeiros Militar/Anastácio é comandada pelo Capitão Bombeiro Militar Silvio Romero Benites.
O 1ºSubgrupamento de Bombeiros Militar Independente tem autuado de modo a cumprir com exatidão a sua missão institucional de prestar atendimentos emergenciais de salvamento, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio, palestras, cursos, treinamentos e vistorias técnicas, salvando vidas e o patrimônio dos cidadãos.
“Saio desse comando levando excelentes recordações, de um efetivo extremamente operacional, afetuoso, que me acolheu muito bem e respeitosamente. Estar à frente desse comando foi um presente em minha vida, pois aqui vivi um tempo maravilhoso e construímos relações e parcerias de valor com as duas cidades, Aquidauana e Anastácio”, discursou bastante emocionada, a Major Geísa.
Por sua vez, a novo comandante do Corpo de Bombeiros de Aquidauana, Capitão Vinícius Gonçalves, agradeceu aos militares e autoridades civis pela receptividade e afirmou que para ele é uma honra assumir esse efetivo muito bem organizado pela Major Geísa, com um hall de serviços e benefícios para a comunidade e para a cidade. “Assumo esse comando com a responsabilidade do Corpo de Bombeiros continuar fazendo a diferença e cumprindo com exatidão a sua missão para o bem da comunidade”, finalizou.
INVESTIMENTOS 
Diante de tamanha atuação e campo de atendimento da unidade dos Bombeiros de Aquidauana, o Governo do Estado destinou recursos financeiros, equipamentos e viaturas no valor de R$ 1,7 milhão. Além desse valor, a Major Geísa com apoio do Governo do Estado, empresários e Poder Público investiu mais R$ 200 mil reais diretamente na melhoria da estrutura física das unidades de Aquidauana e Anastácio.
No hall de melhorias e investimentos destacam-se: substituição das janelas de alojamento dos sargentos, cabos e soldados, cozinha e sala do grêmio; reforma na cozinha da1ªSBM/Aquidauana e instalação de sistema de coifa; substituição de todos os aparelhos de ar condicionado para o modelo Split nos alojamentos do efetivo operacional, refeitório e sala de instrução, visando uma economia em consumo de energia para a unidade; aquisição de veículos de socorro e da administração, ABT, ABR, UR, AS, Jet Ski e bote inflável.
Além desses investimentos, na unidade de Anastácio, em solenidade realizada também na manhã de hoje, foi inaugurada a marina para proteção de jet ski, barcos e bote inflável, almoxarifado e a reforma geral da unidade 2ª SGM de Anastácio.
As autoridades também participaram do descerramento da placa de inauguração do Campo de Futebol do 2ºSGM de Anastácio, que foi executado por meio de parcerias para aterro, terraplanagem, correção e adubação de solo, instalação de poste de concreto para iluminação e plantio de grama do campo de futebol. Esse campo atenderá aos militares e ao projeto sócio educacional com crianças e adolescentes “Bombeiros do Amanhã”. 




Fonte: AGECOM


Prefeitura Municipal de Aquidauana

Luiz da Costa Gomes , Nº 711
Bairro Cidade Nova
Aquidauana / MS
CEP: 79200-000
Telefone: (67) 3240-1400

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 07h às 13h