Aquidauana é premiada com carro 0 km por ações realizadas em prol da saúde do trabalhador

06/07/2018 11:37

Essa semana a Prefeitura de Aquidauana comemorou o sucesso do trabalho em equipe. Aquidauana ganhou um carro Ford Ka 0 km como prêmio por realizar ações em prol da saúde do trabalhador.
O prefeito Odilon Ribeiro e o secretário municipal de Saúde, Dr. Eduardo Moraes estiveram acompanhados dos servidores do Serviço de Saúde do Trabalhador na solenidade de premiação realizada na última quarta-feira, 04, na Capital.
“Esse prêmio significa muito para nossa equipe municipal e nos mostra que estamos no rumo certo, que o trabalho articulado das equipes da prefeitura garante o sucesso da gestão e o mais importante que é o bom atendimento a nossa população. Estou muito feliz com esse resultado e parabenizo a todos os envolvidos por essa conquista. Esse veículo ficará com o setor para reforçar os atendimentos”, destacou o prefeito Odilon Ribeiro.
O Serviço de Saúde do Trabalhador funciona ligado ao Núcleo de Vigilância em Saúde, conta com sete servidores das áreas de: medicina do trabalho, psicologia do trabalho, fisiologia do trabalho, técnico em segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho e gestão em saúde ambiental.
A equipe não atende apenas os trabalhadores município de Aquidauana, com suas aldeias e distritos, mas da microrregião, que engloba os municípios de: Anastácio, Miranda, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti e Nioaque.
A função principal da equipe é trabalhar com a promoção e prevenção da saúde do trabalhador, desenvolvendo ações como: palestras, treinamentos, capacitações, assessoria técnica de saúde em segurança do trabalho, assistência com atendimento de psicólogos, fisioterapeutas, médicos e enfermeiros e avaliação médica dos trabalhadores.
Para se chegar ao prêmio foi feito um trabalho de levantamento do perfil produtivo do município de Aquidauana e elaboração de um Plano de Ação, conforme previa o edital da Secretaria de Estado de Saúde do Prêmio de Incentivo à Promoção, Prevenção, Proteção e Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora idealizado pelo Governo do Estado.
O concurso em que a equipe de Aquidauana concorreu com mais 78 municípios de Mato Grosso do Sul, ficando entre os treze ganhadores, iniciou em janeiro deste ano, com duas fases. A primeira foi em fevereiro, em que a equipe participou de uma capacitação em Campo Grande. A segunda foi no mês de abril, em que fizeram o levantamento do perfil produtivo de Aquidauana e elaboração do Plano de Ação.
A equipe de Aquidauana foi bem avaliada em todos os quesitos do concurso, dentre eles: projeto inovador e exequível. Durante a participação no prêmio, a equipe de Aquidauana enfrentou um grande desafio diante da desclassificação no certame, pois Aquidauana enfrentava situação de calamidade pública com a enchente. A equipe recorreu juridicamente com recurso, recebendo aprovação para retornar à concorrência do prêmio.
“Apesar de todas as dificuldades, desafios que a equipe enfrentou, eles não desistiram do prêmio e focaram em prestar um serviço com qualidade e eficiência. Esse é um prêmio importante para a Vigilância em Saúde, pois aqui ninguém trabalha sozinho, os setores e serviços estão interligados, são dependentes um do outro e o sucesso de uma equipe é de todos”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde, Sandra Regina Pereira Szczuk.
Em nota, a equipe do Serviço de Saúde do Trabalhador de Aquidauana agradece aos profissionais do município que atuam nos setores: Núcleo de Atenção Básica, ao Núcleo de Média e Alta Complexidade, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária. “Agradecemos em especial a mobilização que tivemos dos agentes comunitários de saúde, dos agentes indígenas de saúde, da SESAI que atuam em Aquidauana e ao apoio integral destinado pelo prefeito Odilon Ribeiro, aos secretários municipais Dr. Eduardo Moraes (Saúde), Wezer Lucarelli (Governo), Heber Seba (Procuradoria Jurídica), Ronaldo Ângelo (Planejamento) e à Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) e ao Conselho Municipal de Saúde de Aquidauana.
SERVIÇO – Para conhecer ou procurar o atendimento com a equipe do Serviço de Saúde do Trabalhador de Aquidauana, os interessados devem se dirigir ao CEM de Aquidauana, no Setor de Saúde do Trabalhador. O telefone de contato é: 67 – 3241-7111 e o e-mail é: stgesau@gmail.com. O atendimento da equipe é de segunda a sexta-feira nos horários das 7h às 11h e das 13h às 17h. O trabalhador que precisar de atendimento pode ir diretamente, sem precisar agendar.
Para conhecer na íntegra o Diagnóstico Situacional da Saúde do Trabalhador e Trabalhadora 2018 de Aquidauana e o Plano de Ação premiado de Aquidauana acesse o link:
Arquivo: 1 - Diagnostico Situacional da Saúde do Trabalhador e Trabalhadora 2018 de Aquidauana
Link: http://aquidauana.ms.gov.br/anexos/1-diagnostico-situacional-da-saude-do-trabalhador-e-trabalhadora-...

Arquivo: 2 - Plano de Ação premiado de Aquidauana
Link: http://aquidauana.ms.gov.br/anexos/2-plano-de-acao-premiado-de-aquidauana.pdf