Luto: Aquidauana perde o estimado professor Cláudio Robba

17/08/2018 19:22

Com tantas palavras e detalhes, escreveu tão ricamente livros sobre Aquidauana e Anastácio e hoje, 17 de agosto, nos faltam palavras para mensurar o quanto és importante para história, para essa cidade e o quanto sua partida entristece o nosso povo...professor, mestre, estimado Cláudio Robba.
Com sentimento de pesar e de muito respeito e consideração, a Administração Municipal de Aquidauana comunica o falecimento do Professor Cláudio Robba, ocorrido na manhã de hoje, em Campo Grande, onde estava em tratamento de saúde no Hospital El Kadri.
Diante de tamanha tristeza e em respeito a história dele em nossa cidade, o prefeito Odilon Ribeiro decretou luto oficial por três dias no âmbito do município de Aquidauana. Aos familiares, a Administração Municipal de Aquidauana manifesta sentimento de pesar e de consolo.
Conforme informações dos familiares, o velório acontecerá, a partir do final dessa tarde, na Loja Benemérita “Marechal Deodoro da Fonseca”, em frente à Praça Afonso Pena (dos Estudantes).
O Professor Cláudio Robba deixa esposa órfãos de sua companhia e presença, a esposa Delma e cinco filhos, além de muitos amigos e admiradores em todo o Mato Grosso do Sul.
Conheça abaixo um pouco mais da biografia desse ilustre aquidauanense que nos deixa ausentes de sua presença e nos deixa um rico legado para toda a cidade.

HISTÓRICO:- CLÁUDIO ROBBA
Cláudio Robba nasceu na cidade de São Paulo – SP, em 01/012/1926. Mudou-se para Aquidauana-MS, em janeiro de 1945, onde exerceu a profissão de professor de Educação Física da rede municipal de ensino de 1950 a 1961, depois professor da rede estadual de ensino de 1961 a 1975.
Foi representante do Departamento de Educação Física – DED/MT junto à Delegacia Regional de Educação e Cultura – DREC-05, de 1945 a 1977. Exerceu a função de Escrivão do Fórum junto ao Cartório do 3º Ofício, de 1964 a 1975 e também a função de tradutor dos documentos de línguas neolatinas, junto ao Poder Judiciário da Comarca de Aquidauana.
Membro do 1º Encontro Pedagógico em 1970, com a finalidade de organizar os cursos e o regime de ensino e pesquisa, elaboração do Regimento do Centro Pedagógico de Aquidauana – atual Campus Universitário de Aquidauana/UFMS.
Sócio fundador da Associação de Professores de Aquidauana, no ano de 1963. Sócio fundador da Associação de Professores de Educação Física de MT, em 1975 na cidade de Cuiabá. Sócio da Associação Aquidauanense de Assistência Hospitalar e membro da comissão pró-construção do 1º pavilhão e centro cirúrgico do Hospital.
Cláudio Robba foi secretário municipal de Educação, Saúde, Cultura, Turismo, Viação e Obras Públicas, em Aquidauana, no período de 1977 a 1979. Além disso, foi o primeiro diretor da Escola Marechal Deodoro da Fonseca – escola criada e mantida pela Loja Maçônica “Mal. Deodoro da Fonseca”.
O escrito Cláudio Robba é membro da Academia Maçônica de Letras de MS. Escreveu diversos artigos publicados em periódicos, apostilas e os livros “Aquidauana – Ontem e Hoje”, “Anastácio – Ontem e Hoje” e “História da Fundação da Grande Loja Maçônica de Mato Grosso”.