Alunos homenageiam Aquidauana com representações literárias e artísticas em concursos

18/08/2018 14:20

Poesias, crônicas, contos, desenhos e fotografias retrataram o amor e admiração dos nossos alunos participantes do 1º Concurso Artístico e 2º Concurso Literário de Aquidauana. Palavras e traços, composição fotográfica e poesias deram o tom da noite encantadora que foi ontem, 17, na solenidade de premiação dos alunos vencedores.
O plenário da Câmara Municipal de Aquidauana ficou repleto de crianças, adolescentes, pais, professores e familiares dos alunos que, com muita expectativa, aguardaram ansiosamente a premiação. Todos foram recebidos pela exposição dos desenhos, encantaram-se com as declamações de poesias e surpreenderam-se com os talentos revelados nas escolas da Rede Municipal, Estadual e Particular de Aquidauana.
Os dois concursos integram a programação cultural oficial de aniversário de Aquidauana e visam promover o fomento à produção artística e literária nas escolas da cidade, revelando talentos entre crianças, adolescentes e jovens estudantes.
Os concursos têm por objetivo a seleção de trabalhos inéditos, em modalidades e categorias distintas para valorização da produção local artística e literária nas escolas da rede municipal, estadual e particular. O projeto do Concurso Literário é de autoria do vereador Anderson Meirelles, Lei nº 2.506/17 e foi aprovado pela Câmara Municipal por unanimidade.
Segundo frisou o secretário municipal de Educação, Mauro Batista, os dois concursos são oportunidades que a prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação oferece às escolas para mostrarem os talentos dos seus alunos na literatura, nos desenhos e na fotografia.
“O resultado desse ano foi encantador. Parabéns aos participantes, professores incentivadores e, principalmente, aos alunos premiados”, afirmou o secretário Mauro Batista.
Confira a galeria de fotos:  https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2121315101476253&type=1&l=152d8f4bce

PREMIAÇÃO
2º Concurso Literário foram premiados:
Categoria Conto/Ensino Fundamental II: 1º lugar – Manoela dos Reis Portocarrero, 7º ano/Instituto Falcão; 2º lugar – Ana Elisa Aquino Loesia, 7º ano/Instituto Falcão; e 3º lugar – Pedro Henrique Arce Valério, 6º ano/Instituto Falcão.
Categoria Poesia/Ensino Fundamental I: 1º lugar – Guilherme Miranda Mengual, 4º ano/ Escola Municipal Erso Gomes; 2º lugar – Gabriela Correia, 5º ano/Escola Municipal Erso Gomes; e 3º lugar – Lívia Lima Montenegro, 4º ano/E.E.Prof. Antônio Salústio Areias.
Categoria Crônica/Ensino Médio: 1º lugar – Gabriela Padro Cirqueira Leitão/IFMS; 2º lugar – Giovanna Baes Lara/IFMS; e 3º lugar – Roseana Sales de Miarro/IFMS.

1º Concurso Artístico foram premiados:
Categoria Educação Infantil/Desenhos: 1º lugar – Heloyse Madalena da Cruz, do CMEI Emília Alves Nogueira; 2º lugar – Thaemi Pereira Rodrigues, do CMEI Valdir Carthcart Ferreira; e 3º lugar – Ana Vitória Gonçalves, do CMEI Emília Alves Nogueira.
Categoria Ensino Fundamental I/Desenhos: 1º lugar – Giovanna Cardozo de Oliveira – 5º ano/Instituto Falcão; 2º lugar – Ágatha do Carmo Dias, 2º ano/CMA Rotary Club; e 3º lugar – Valentina Tolfo, 5º ano/Instituto Falcão.
Categoria Ensino Fundamental II/Desenhos: 1º lugar – Dyenner Roberto Pedro, 6º ano/ E.M. Indígena Polo General Rondon, Aldeia Bananal; 2º lugar -  Joabe Pereira Gerônimo, 6º ano/E.M. Indígena Polo General Rondon, Aldeia Bananal; 3º lugar – Sandely Souza Plácido, 7º ano/E. M. Ada Moreira Barros, Distrito de Cipolândia.
Categoria Fotografia: 1º lugar – Alexsander Silva Arguelho; 2º lugar – Thais Gonçalves Mendes.