Educação de Aquidauana realiza Audiência Pública para avaliação e monitoramento do PME

27/08/2018 12:19

Na última sexta-feira, dia 24 de agosto, a Secretaria de Educação de Aquidauana realizou a Audiência Pública, na Câmara Municipal, na qual foi apresentada a Avaliação e Monitoramento das metas e estratégias do Plano Municipal de Educação (PME).
A Administração Municipal frisou que a participação da comunidade e entes responsáveis, é muito importante, pois o Plano Municipal de Educação é um instrumento essencial na efetivação do direito à educação de qualidade no município, de acordo com um planejamento de investimentos e metas para um período de anos.
O evento foi aberto à toda a população e teve a participação de representantes do Poder Executivo, do Legislativo, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, do Instituto Federal/MS, de estabelecimentos da Rede Municipal de Ensino, Rede Estadual, Rede Particular, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e sociedade civil.
O secretário Municipal de Educação, Mauro Luiz Batista, fez a abertura da audiência e enfatizou que a realização da mesma se justifica pela necessidade de apresentar à população os trabalhos realizados até o presente momento em prol do cumprimento das metas e estratégias estabelecidas no PME, destacou os avanços que tivemos com reformas, conclusões de obras para atender a Meta 1 do Plano Municipal de Educação.
Na sequência, o PME foi apresentado pela Profª. Dra. Franchys Maritzethe Nascimento Santana, da UFMS, a qual explanou sobre os estudos realizados pela Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação, sobre as 20 metas contidas no documento, estratégias, prazos e indicadores apontados pela comissão através da realização de estudos.
Ainda na audiência, foram apresentados os avanços e desafios das metas de 1 a 9 pela Profª. Ivone Nemer de Arruda, metas 10 a 11, pelo representante do Instituto Federal/MS, metas de 12 a 14, representante da UFMS e metas de 15 a 20 foram explanadas pelos representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação, Prof. Jeferson de Pádua, Conselho de Educação, Profª. Sheila Gonçalves e Secretaria de Finanças, Sr. Gilson Menezes.
Ao fim da apresentação, a Profª. Ivone Nemer, diretora do Núcleo Pedagógico e membro do Conselho Municipal de Educação, informou que todo o levantamento de dados realizado pela Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação, assim como as contribuições da audiência fará parte de um relatório que ficará disponível aos interessados.