Setembro Amarelo: prefeitura intensifica ações de prevenção ao suicídio

10/09/2018 14:16

A campanha “Setembro Amarelo” começou, é um mês dedicado à prevenção do suicídio. Mas é importante lembrar: todos os dias é preciso estar atento e disposto a ajudar aquele que precisa.
A maioria das pessoas que pensam em cometer suicídio podem dar pistas e sinais de aviso antes do ato, outras não. Portanto, é importante ficar atento e buscar ajuda especializada sempre que preciso.
Em Aquidauana, a prefeitura por meio das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Nasf, ESF’s, Caps) trabalham em rede para atender quem precisa de ajuda e também na prevenção ao suicídio.
Iniciando as ações do mês de alerta, o Setembro amarelo, os profissionais do Nasf estão realizando palestras nas unidades básicas de saúde e nas escolas. Além de outros locais, conforme solicitado à secretaria.
“O objetivo da nossa ação é ir onde estão as pessoas, onde há concentração delas, para que possamos conversar, oferecer ajuda, explicar como funcionam os atendimentos da nossa rede municipal de saúde e orientar sobre como proceder com uma pessoa que demonstra sinais de depressão e tendência suicida”, explicou a coordenadora do Nasf, Leandra Cauneto.
O “Setembro Amarelo” é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 em Brasília. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
A campanha funciona com o objetivo de informar às pessoas sobre a prevenção ao suicídio, uma prática que normalmente e na maioria dos casos é motivada pela depressão e que mesmo com tantos casos notórios, cresce a cada ano e, ainda, há uma expressiva barreira para falar sobre o problema ou para pedir ajuda.
Em Aquidauana, a Prefeitura desenvolve atividades relacionadas à prevenção e atendimento médico, psicológico e psicossocial às pessoas que precisam e durante esse mês de setembro as ações se intensificam, buscando alertar cada mais pessoas e famílias.
SERVIÇO -  Se reconhecer alguém que precise de ajuda, procure qualquer uma das unidades de saúde do município, ligue no 188 (atendimento 24 horas) ou pode ir direto ao Caps de Aquidauana, localizado na Rua Toro Nakayama, 1005, Bairro Cidade Nova, horário de atendimento: 07h às 17h e telefone: (67) 3241-9994.