Ambulância 0km e desfibrilador automático reforçam o atendimento do SAMU de Aquidauana

20/09/2018 10:05

O prefeito Odilon Ribeiro, na tarde de ontem, 19, realizou a entrega de mais uma Unidade de Suporte Básico que atenderá a população de Aquidauana e Anastácio, pelo serviço de pronto atendimento do SAMU 192.
O veículo zero km, da marca Mercedes Bens, foi conquistado pela coordenação do SAMU por meio de projeto junto ao Ministério da Saúde, sendo destinado à Aquidauana sem custo nenhuma para a prefeitura.
O SAMU é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que atende os casos de urgência e emergência, prestando socorro a população nas residências, locais de trabalho e vias públicas.
“Em tempos de crise financeira no país, aqui em Aquidauana, entendemos que precisamos ajudar o prefeito Odilon na administração da cidade e no cuidado com as pessoas, por isso montamos esse projeto, foi aprovado e o Ministério da Saúde mandou uma ambulância moderna e que vem fortalecer o trabalho do SAMU no atendimento de urgência e emergência”, explicou a coordenadora do SAMU de Aquidauana, Eloísa Dionísio da Silva.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Eduardo Moraes, Aquidauana foi a única cidade de Mato Grosso do Sul a receber uma ambulância com qualidade técnica e moderna como essa entregue ontem. “Somente Aquidauana foi contemplada no Estado todo, graças ao empenho e dedicação da equipe e a situação adimplente do município”, detalhou o secretário.
Segundo o prefeito Odilon, este é mais um ato que comprova o compromisso do governo em elevar a qualidade do serviço prestado a todo população, principalmente, nos atendimentos de saúde.
“Salvar vidas não tem preço! Todo e qualquer investimento que conseguirmos fazer na administração para melhor equipar a nossa rede de saúde e atender com melhor tempo de resposta vamos fazer”, afirmou o prefeito Odilon.
Na ambulância, a equipe especializada do SAMU também conta com desfibrilador automático (DEA), que foi adquirido na gestão do prefeito Odilon Ribeiro e que agora fica instalado na nova ambulância, garantindo agilidade para os procedimentos cardiorrespiratórios.
“O prefeito Odilon Ribeiro e o secretário de Saúde Dr. Eduardo não mediram esforços para aquisição do DEA e da nova ambulância. Inclusive, já salvamos duas vidas recentemente graças a esse novo aparelho”, afirmou Eloísa.
Na tarde de ontem, 19, participaram do ato de entrega da ambulância, junto com o prefeito Odilon e o secretário Dr. Eduardo, a vice-prefeita Selma Suleiman, a primeira-dama Maria Eliza, o secretário de Governo, Wezer Lucarelli, secretário de Obras, Archibald Mac, diretor do Hospital Funrural, Eulálio Abel  do e os vereadores Nilson Pontin, Marcelo Garcia, Gabriel Bié, Sebastiãozinho do Taboco, Anderson Meireles e Lenilda Damasceno.
SERVIÇO - Em Aquidauana, o SAMU fica localizado nas dependências do Hospital Regional, com viatura e equipe de plantonistas 24 horas para atender a população de Aquidauana e Anastácio, que acionam o serviço pelo telefone 192.