1ª Festa do Peixe de Camisão acontece neste final de semana em Aquidauana

24/09/2018 10:18

De sexta a domingo, 28 a 30 de setembro, Aquidauana vai sediar a 1ª Festa do Peixe do Distrito de Camisão. O evento é uma iniciativa e realização da Prefeitura de Aquidauana sob coordenação da Fundação Municipal de Cultura e Turismo e apoio do Governo do Estado de MS.
De acordo com o prefeito Odilon Ribeiro, a Festa do Peixe de Camisão tem o objetivo de impulsionar o turismo e a geração de renda para a comunidade local, promovendo também o acesso gratuito ao lazer e entretenimento.
“Vamos reunir shows, esportes, cultura, informação e gastronomia em um evento só, com três dias de festa para a nossa população e para atrair turistas até Aquidauana. Todos estão convidados para a nossa 1ª Festa do Peixe de Camisão, um evento que vem para valorizar a nossa cidade, o turismo e a cultura e gerar renda para famílias”, afirmou o prefeito Odilon.
No dia 28, sexta, a festa começa às 15 horas, com Roda de Conversa sobre Birdwatching, com a participação de Geancarlo de Lima da Fundtur/MS; às 18h tem a abertura oficial da festa, começa o atendimento na praça de alimentação e apresentações culturais; e às 22 horas show com a dupla Alex & Ivan.
Dia 29, sábado, a programação na Festa do Peixe começa novamente às 15 horas com: Roda de Conversa sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade; Mini-curso: amor peixe; e Bibliofeira com recreação infantil; às 18 horas inicia a praça de alimentação; às 19 horas tem concurso gastronômico e apresentações culturais; e às 22 horas tem show com Juliana Monteiro.
Para fechar com chave de ouro a Festa do Peixe, no domingo, 30, a praça de alimentação estará aberta, proporcionando delicioso cardápio à base de peixes para o almoço. Quem quiser também poderá cortar os cabelos gratuitamente no domingo, 30, às 9 horas, com a equipe voluntária da Barbearia do Sid Rodrigues. Já às 12 horas (meio dia) será a grande premiação do concurso gastronômico da Festa do Peixe.
ESPORTE E AVENTURA
A Festa do Peixe de Camisão também tem outro objetivo: apresentar Aquidauana e suas belezas como atrativos para os esportes radicais. Pensando nisso, a Prefeitura de Aquidauana em parceria com o Studio Movimente e o grupo Amigos de Camisão realizará no dia 30, domingo, anexa a programação da 1ª Festa do Peixe, o 1º Trail Run Camisão Morro do Paxixi, evento que reunirá os amantes da corrida e da caminhada.
O 1º Trail Run Camisão Morro do Paxixi terá as modalidades de corrida, com percurso de 5 quilômetros e corrida de 10 km. Haverá premiação para o 1º, 2º e 3º lugares da corrida geral masculino e feminino e todos os participantes ganharão medalhas.
Para participar é simples, basta fazer a inscrição na Fundação de Cultura e Turismo de Aquidauana (Estação Ferroviária); em Campo Grande na Pontual Assessoria Contábil; em Anastácio na Academia Studio Movimente. No ato da inscrição é preciso doar um 1kg de alimento não perecível.
Já às 9 horas, também no domingo, 30, terá canoagem nas águas refrescantes do Rio Aquidauana, com a participação de dezenas de atletas profissionais e amadores participando.
“Estamos com uma grande expectativa de público para o evento. A Festa do Peixe vem para marcar o cenário dos grandes eventos gastronômicos da região e tem tudo para dar certo, pois temos muitas famílias envolvidas, que irão trabalhar na festa, o grupo de Amigos de Camisão e a prefeitura com suas equipes mobilizadas para fazer uma linda festa para a população e para os turistas”, destacou Humberto Torres, diretor-presidente da Fundact.