CREAS de Aquidauana realiza ciclo de palestras alertando sobre o combate ao abuso sexual

24/10/2018 11:59

Os casos de exploração e abuso sexual não param de acontecer em todo o país. A mídia noticia diariamente inúmeros casos em que crianças e adolescentes são vítimas dos mais variados tipos de violência. A informação sobre como combater e como denunciar ainda não chegou a todos.
Pensando em democratizar a informação sobre as formas de combate e denúncia e, ainda, em alusão ao “Dia Estadual de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” (6 de outubro), a Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria de Assistência Social, a equipe técnica do CREAS, realizou diversas palestras nas escolas durante o mês de outubro, enfatizando as diversas formas de abuso e exploração sexual e o que pode ser feito para evitar esse tipo violência.
Mato Grosso do Sul é pioneiro em articular políticas públicas para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, em 1995 construiu o Plano Estadual de Ações Integradas para o Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, enquanto que o Brasil teve seu Plano Nacional construído cinco anos depois.
Conforme dados da SEDHAST, o MS foi o primeiro estado a constituir o Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes (Comcex/MS) para fomentar e monitorar o Plano Estadual, sendo o primeiro à instituir o “Dia Estadual de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
À exemplo do Governo do Estado, Aquidauana trabalha permanentemente em ações voltadas a proteção dos direitos e deveres das crianças e dos adolescentes, com atividades que envolvem não só a Rede de Proteção da SAS, mas engloba outras secretarias do município, além das escolas e instituições.
Mais informações sobre essas ações, basta procurar o CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social de Aquidauana, localizado na Rua Francisco de Castro, n° 730, no bairro Guanandy, de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 17h, telefone: (67) 3241-1912.