Saúde de Aquidauana encerra com sucesso a gincana de combate ao mosquito e premia escolas

28/11/2018 13:30

Após três meses de muito trabalho e numa acirrada competição entre as escolas de Aquidauana, ontem, 27, no Parque da Lagoa Comprida foi encerrada a Gincana de Combate Aedes Aegypti, promovida pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento e Coordenadoria de Controle de Vetores, visando o combate ao mosquito transmissor da Zika, Chikungunya, Dengue e Febre Amarela.
Os moradores dos bairros, vilas e distritos, alunos, professores, todos se envolveram na gincana para coletar materiais que serviam de criadouros do mosquito e descarta-los nas caçambas que a prefeitura disponibilizou, no período de uma semana em cada escola participante. Esses materiais eram devidamente computados e as escolas recebiam suas pontuações na competição.
Participaram da gincana as escolas: E. E. Dores M Trindade, E. M. Erso Gomes, E. E. Marechal Deodoro, E. P. Irene Cicalise, E. E Marly Russo Rodrigues, E. M. Franklin Cassiano, E. E. Felipe Orro, E. E. Candido Mariano, IFMS, E. E. Antônio Trindade, E. E. Luiz Mongelli, E. M. CAIC, E. E. Antônio S. Areias e Instituto Educacional Falcão.
Para cada volume entregue ao agente de combate às endemias que acompanhava as caçambas nas escolas, era fornecido um ticket com uma numeração, que dava o direito de os alunos participarem do sorteio de diversos brindes na tarde de ontem, 27.
Confira a classificação e premiação da gincana: 1° lugar - com 695 pontos, Escola Estadual Antônio Trindade – R$ 500,00 em materiais esportivos; 2° lugar - com 617 pontos, Instituto Falcão – R$300,00 em materiais esportivos; e 3° lugar - com 591 pontos, Escola Estadual Luiz Mongeli – R$200,00 em materiais esportivos.
“A gincana foi um sucesso! Conseguimos mobilizar a população e os estudantes, que se dedicaram a repassar a importância do controle do mosquito aos moradores dos bairros e para a própria família. Com a gincana, foram coletados inúmeros criadouros, diminuindo assim o índice de pessoas acometidas por doenças transmitidas pelo mosquito”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde, Sandra Regina Pereira Szczuk.

CONCURSO DE REDAÇÃO
No período que ocorreu a gincana das caçambas também foi realizado pela SESAU um concurso de redações, que visou avaliar o conhecimento dos alunos sobre o mosquito Aedes e suas consequências. Ao todo, nove redações foram entregues representando as escolas participantes.
Quatro avaliadores de diferentes áreas foram escolhidos para que corrigissem as redações. Após a correção, foi estabelecida a média de cada redação, posicionando cada autor, que ontem, 27, receberam suas premiações.
Confira a classificação do concurso de redação: 1° lugar, com nota 8,75 ficou o aluno Lucas Gabriel Gama, da Escola Municipal Erso Gomes, que ganhou um notebook; 2° lugar com nota 8,68 ficou a aluna Bruna Devechio, da Escola Irene Cicalise, que ganhou um Smartphone; e em 3° lugar, com nota 8,58 foi premiada com um tablet a aluna Helen Rocha, da Escola Estadual Luiz Mongeli.

RESULTADOS DA AÇÃO
Com essa gincana, que foi uma ação de mobilização da sociedade no combate ao Aedes, a SESAU computa os seguintes resultados: foram coletadas 13 caçambas cheias de materiais, um total de 2.993 volumes (sacolas), sendo 750 kg de garrafas pet, 245 kg de papelão, 175 kg de ferro, 14 kg de latas e 280 kg de demais materiais. De todo esse material, 1.464 kg eram possíveis criadouros do mosquito e que foram retirados das residências.
Em nota, a SESAU agradece a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social de Aquidauana, do 9° Batalhão de Engenharia de Aquidauana, servidores da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, Coordenadoria Municipal de Controle de Vetores, comerciantes aquidauanenses que doaram os brindes, escolas envolvidas, corpo docente, alunos e comunidade, que nesse curto período mostraram a importância do combate ao Aedes.
“O trabalho não para! Os agentes de combate às endemias visitam centenas de casas diariamente em uma busca assídua de possíveis focos do vetor. Mas o esforço não se deve dar somente a eles, é necessário que toda a população do município faça sua parte para que juntos possamos vencer essa batalha conta o Aedes Aegypti”, destacam os agentes.