Diretores das escolas municipais indígenas de Aquidauana tomam posse

30/01/2019 13:57

O plenário da Câmara Municipal de Aquidauana ficou lotado na manhã dessa quarta-feira, 30, para um ato histórico na educação municipal: a posse dos diretores das escolas municipais indígenas.
Por meio de processo democrático (eleição), cinco profissionais da educação ocupantes de cargos de provimento efetivo, que obedeceram a todos os requisitos mínimos necessários ao exercício da função conforme regimentou o Decreto Municipal nº 145/2018, foram eleitos pelo voto secreto e direto dos membros da comunidade escolar indígena.
A solenidade de posse contou com a mesa de autoridades formada pelo representante do prefeito Odilon Ribeiro, o vereador licenciado e secretário de Governo, Wezer Lucarelli, o presidente da Câmara Municipal de Aquidauana – Mauro Luiz Batista, vereadores Anderson Meireles (líder do prefeito na Câmara) e Gabriel Silvério, o representante do deputado Felipe Orro, assessor Paulo Reis, a secretária municipal de Educação – Ivone Nemer, os caciques Sebastião Caetano Delfino (Limão Verde), Célio Fialho (Bananal), Julison Farias (Água Branca) e Orlando Moreira (Lagoinha) e os cinco diretores eleitos.
Tomaram posse como diretores e suas respectivas escolas: Célio dos Santos Francisco – Escola M. I. Francisco Farias, na Aldeia Água Branca; Cristiane Vertelino Marques – E.M.I.P. Marcolino Lili, na Aldeia Lagoinha; Nilza Leite Antonio – E.M.I.P. General Rondon, na Aldeia Bananal; Enilda Dias – E.M.I.P Lutuma Dias, na Aldeia Limão Verde; e Maria Alexandra da Silva – E.M.I.P. Feliciano Pio, na Aldeia Ipegue.
Em seu discurso, o secretário Wezer destacou a importância da comunidade indígena na história e formação de Aquidauana. Wezer lembrou também de outra conquista para a comunidade indígena que é Lei Municipal de sua autoria que assegura vagas em regime de cota para índios e negros no concurso público municipal, frisando que a gestão do prefeito Odilon Ribeiro é a primeira a aplicar essa lei.
O secretário Wezer também afirmou que foi relevante o trabalho da Administração Municipal junto com o Ministério Público Federal, comunidade das aldeias e profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Coordenadoria Estadual de Educação para garantir um processo eleitoral exitoso e em que a educação prima-se pela qualidade, desenvolvimento e conformidade com as tradições e costumes indígenas.
“Esse processo democrático, das eleições para as escolas das aldeias, é mais uma conquista para a comunidade indígena. Esse processo eleitoral não tem um dono. O dono e herói desse processo eleitoral chama-se ‘comunidade indígena’”, finalizou o secretário Wezer Lucarelli.
Conforme destacou a secretária Ivone Nemer, em sua fala na solenidade, todos os diretores passaram por um curso de capacitação e puderam desenvolver e apresentar à comunidade escolar indígena um Projeto de Gestão em consonância com a Legislação Educacional e com a Proposta Pedagógica da Unidade Escolar e das Políticas Educacionais estabelecidas no Plano Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação de Aquidauana/MS, contendo objetivos e metas para a melhoria da escola e do ensino estratégias para o envolvimento da comunidade no cotidiano da escola, na gestão das verbas públicas e avaliação das ações pedagógicas e, ainda, estratégias na gestão administrativa, financeira e pedagógica da unidade escolar.
“A educação precisa de profissionais dispostos e comprometidos a trabalhar e transformar a educação. Vamos elevar o índice de desenvolvimento da educação nas nossas aldeias”, finalizou a secretária.