Aquidauana de luto pelo falecimento do Pe. Thiago, ícone de ações pela comunidade

05/02/2019 18:16

A manhã desta terça-feira, 05, o céu nublou e lágrimas de tristeza tomaram conta do município de Aquidauana. Uma cidade chora o falecimento do Pe. Thiago Palmeira Machado, ex-pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
Conhecido pela sua sinceridade, carisma e solidariedade sempre presente em seus gestos, palavras e ações, Pe. Thiago esteve a frente da paróquia local desde junho de 2015 até o último dia 20 de janeiro de 2019, quando foi transferido para Campo Grande, para assumir a Promoção Vocacional na Comunidade Redentorista do Santuário N.S. Perpétuo Socorro.
Pe. Thiago se tornou um ícone de ações em prol da comunidade e da cidade, firmando parcerias durante sua administração paroquial com instituições e o poder público. Com a Prefeitura de Aquidauana, na gestão do prefeito Odilon Ribeiro, Pe. Thiago tornou-se um dos parceiros de ‘primeira hora’ em vários projetos e ações públicas voltadas ao atendimento e bem-estar da população.
A Prefeitura de Aquidauana encontrou na Igreja Matriz, sob a administração do Pe. Thiago, nesses últimos anos o apoio para realizar atividades como: Festa da Padroeira da Cidade (que é Patrimônio Cultural Imaterial do município de Aquidauana, segundo a Lei nº 2.444/15); campanhas “Aqueça um coração”, de arrecadação de agasalhos e cobertores no inverno; mobilização da comunidade católica para doação de brinquedos para as crianças carentes; reforma da pintura da maternidade do Hospital Regional; cursos profissionalizantes para mulheres e jovens; dentre outras ações.
Além disso, em fevereiro de 2018, Aquidauana enfrentou uma das maiores enchentes de sua história e a primeira entidade parceira da Administração Municipal no atendimento com alimentos, roupas, remédios e acolhimento às centenas de famílias ribeirinhas foi a comunidade católica, sob a liderança do Pe. Thiago Machado e apoio integral da Associação Redentorista Beneficente Imaculada Conceição (ABIMC), fundada também em sua gestão paroquial.
No meado do ano passado, Pe. Thiago também impetrou uma luta em busca de recursos para reforma e restauração da paróquia, levando-se em consideração a importância histórica, turística e o valor religioso do templo para toda a região. A Prefeitura de Aquidauana e a paróquia, mais uma vez, foram parceiras para efetivar ações de melhorias na igreja e na praça da Matriz.
Mais recentemente, 20/01, em sua missa de despedida da paróquia local, Pe. Thiago Machado e a ABIMC deram outro passo importante para ajudar a fomentar as visitas e o turismo em Aquidauana, instalando e inaugurando mais uma atração turística religiosa no município, o Museu de Arte Sacra Maria de Lourdes Ribeiro Fragelli, o primeiro desse gênero em Mato Grosso do Sul.
No dia da inauguração, o prefeito Odilon Ribeiro disse à imprensa que o momento foi bastante comovente durante a última missa do padre Thiago.  Ele é muito querido na cidade e estabeleceu importantes parcerias com a Prefeitura.
“Foram muitas as ações, desde arrecadação de brinquedos para o Natal, até angariar recursos financeiros ao Hospital de Aquidauana, por intermédio dos leilões, já que se trata de um hospital muito carente. Ainda auxiliou durante a época difícil de enchente do Rio Aquidauana. Ele abriu a igreja aos desabrigados”, lembrou o prefeito Odilon.
Diante de tamanha importância para a cidade e a comunidade e da grande comoção pública que paira no município com a notícia do falecimento do Pe. Thiago Machado, o prefeito Odilon Ribeiro decretou luto oficial por 7 (sete) dias, no município de Aquidauana/MS, conforme Decreto Municipal n° 017/2019, publicado na edição complementar do Diário Oficial do Município, nº 1131, página 01, de 05/02/2019.
A Prefeitura de Aquidauana também publicou Nota de Pesar em sua página oficial no Facebook: www.fb.com/prefeituradeaquidauana.  Na referida nota, a Administração Municipal manifesta votos de pesar aos familiares e amigos do Pe. Thiago. Por fim, rogamos pelo consolo divino diante de tamanha tristeza e consternação geral da comunidade aquidauanense.
Tão jovem, aos 29 anos, o sacerdote Pe. Thiago Machado teve uma crise aguda de pancreatite e por decorrência sofreu duas paradas cardíacas, não resistindo e vindo a falecer em Campo Grande, na manhã de hoje (05).
Na Igreja Matriz acontecerá o velório e as missas de corpo presente, com previsão de início para hoje a partir das 23 horas. Conforme informou a paróquia, a última missa de corpo presente será amanhã, 06, a partir das 10h. Encerrada a missa, o corpo será levado para sepultamento em Curitiba (PR).
“Estamos sem palavras, apenas lágrimas e um sentimento de enorme tristeza. Nossa cidade, famílias, nosso povo chora de saudade e tristeza pela morte do amigo, conselheiro e nosso sacerdote Pe. Thiago. Que Deus o receba de braços abertos”, finalizou, emocionado, o prefeito Odilon Ribeiro.