Carreta da hanseníase traz consultas, exames e tratamento gratuito para Aquidauana

07/02/2019 12:45

Manchas esbranquiçadas, acastanhadas ou avermelhadas na pele, com alterações de sensibilidade, diminuição ou queda de pelos em algumas áreas do corpo, especialmente nas sobrancelhas e redução ou ausência de suor em áreas específicas do corpo são sintomas suspeitos de hanseníase.
Para ajudar a comunidade de Aquidauana, da cidade, zona rural e aldeias, a descobrir se tem a hanseníase e para começar o tratamento e combater a doença, durante dois dias, 07 e 08 de fevereiro, na UPA – Unidade de Pronto Atendimento – está estacionada a carreta do projeto Roda-Hans, com consultas e exames gratuitos.
Para atender a população, a carreta contará com cinco consultórios e um laboratório de diagnóstico da hanseníase e equipe preparada para tirar as dúvidas dos pacientes. O atendimento na Carreta é ofertado por profissionais de saúde da rede municipal, com realização do exame dermatoneurológico para o diagnóstico e avaliação neurológica simplificada, além das atividades de promoção em saúde. Os casos novos diagnosticados iniciam o tratamento imediatamente e são direcionados para acompanhamento nas ESFs de referência do paciente.
O prefeito Odilon Ribeiro, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Ana Lúcia Guimarães (Tuca), esteve logo cedo hoje, 07, na UPA, para acompanhar o início dos atendimentos, conversar com os pacientes e a equipe que está prestando os atendimentos na carreta e na UPA.
“Esse atendimento especializado de hanseníase é muito importante e a nossa comunidade de Aquidauana não poderia ficar de fora. Agradecemos ao Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Saúde e ao projeto Roda-Hans por estarem aqui à disposição dos nossos pacientes com a carreta, para um reforço nos atendimentos que prestamos”, destacou o prefeito.
O objetivo dessa ação itinerante do projeto Roda-Hans é de identificar e tratar os casos de hanseníase em Aquidauana, além de realizar atividades de promoção e educação em saúde para hanseníase, com especial ênfase no diagnóstico precoce, prevenção de incapacidades, exame dos contatos, além de alertar a população sobre os principais sinais e sintomas da doença, enfrentamento do estigma e discriminação.
“A hanseníase tem cura e tem tratamento eficaz. É preciso apenas que o paciente seja compromissado com o tratamento, compareça às consultas e tome a medicação corretamente. Nós estamos aqui para ajudar a tirar as dúvidas e atender quem precisa sobre a hanseníase”, afirmou a Drª. Angélica Cristina Petry, médica colaboradora do Ministério da Saúde na Carreta Roda Hans.
A hanseníase, conhecida antigamente como Lepra, é uma doença crônica, transmissível.  atinge principalmente a pele e os nervos periféricos, com capacidade de ocasionar lesões neurais, conferindo à doença um alto poder incapacitante e pode acometer pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa a 2ª posição do mundo, entre os países que registram casos novos. Em razão da elevada carga, a doença permanece como um importante problema de saúde pública no país. O diagnóstico precoce e o tratamento oportuno da hanseníase são as principais formas de prevenir as deficiências e incapacidades físicas causadas pela hanseníase.
ATENDIMENTOS
Os atendimentos serão realizados em Aquidauana nos dias 𝟎𝟕 𝐞 𝟎𝟖 𝐝𝐞 𝐟𝐞𝐯𝐞𝐫𝐞𝐢𝐫𝐨, na UPA - Unidade de Pronto Atendimento na Vila Santa Terezinha, rua Giovane Toscano de Brito esquina com a rua Oscar Trindade de Barros. Os horários dos atendimentos são das 7h30min às 11h e das 13h às 17h. Todos os cidadãos que procurarem atendimento na carreta devem levar o RG e o cartão SUS.