Autoridades, ONGs e sociedade discutem o bem-estar e crimes contra animais em simpósio

22/03/2019 10:55

Quando o assunto é maus-tratos ou crueldade contra animais, o Brasil possui uma legislação pertinente e punição de crimes. No entanto, muito ainda precisa ser discutido e ações tomadas para melhorar a política pública de proteção aos animais em todo o país.
Em Aquidauana, ontem, 21, esse assunto e a questão do bem-estar animal foram debatidos em plenária realizada na Câmara Municipal, no “Simpósio Itinerante para atualização em bem-estar animal e políticas públicas”, promovido pela ONG Amemais e organizado pelo Setor de Vigilância Sanitária Ambiental da Prefeitura de Aquidauana.
O prefeito Odilon Ribeiro, a vice-prefeita Selma Suleiman, o presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, Mauro Luiz Batista, a primeira-dama Maria Eliza Garcia, secretários municipais, autoridades militares, professores universitários e representantes da ONG Abrigo dos Bichos participaram do simpósio e dialogaram com o público, palestrantes e defensores dos animais.
“Muito importante trazer para o debate público esse tema de proteção dos animais e combate aos maus-tratos. Agradeço pelo evento, saímos daqui com mais embasamento legal sobre essa causa. Se ainda não pudemos fazer mais por essa causa animal é somente por questões financeiras, pois estamos trabalhando desde o começo do mandato para recuperar a cidade, a frota de maquinário e os serviços públicos de saúde e educação”, salientou o prefeito.
O simpósio foi um evento importante para toda a comunidade, autoridades e entidades protetoras, que debateram sobre os crimes contra animais e, ainda, acerca de ideias e ações em relação ao grave problema ocasionado pelo aumento crescente da população de cães e gatos nas ruas.
Outro tema relevante discutido no simpósio foram as ações de enfrentamento dos casos de maus tratos animais, que carecem da aplicação de medidas administrativas corretivas/educativas em todo o país.
A vice-prefeita Selma Suleiman também aproveitou a oportunidade para reiterar o papel dos cidadãos em ajudarem a cuidar dos animais de quaisquer espécies, ajudando a combater o abandono, envenenamento e procurar a delegacia de polícia para Boletim de Ocorrência (BO) nos casos em que precisarem denunciar maus-tratos e crimes.
O simpósio é idealizado por Beto Araújo, diretor presidente da ONG Amemais, militante da causa Animal desde 2000 e conta com a participação na organização de toda a equipe do Setor de Vigilância Sanitária e Ambiental de Aquidauana.
O evento contou com a palestra de Lilian Rokenbach sobre “O importante papel do militante na proteção e defesa dos direitos dos animais”; Ângela Caruso que falou sobre “A importância da mudança e a revisão dos paradigmas do conceito de bem-estar animal”; e Beto Araújo que explanou sobre as “Ações que impulsionam o poder público a beneficiarem os animais”.