Comitê Popular de Combate ao Aedes discute ações para alertar e conscientizar a comunidade

02/04/2019 11:52

Para analisar o gráfico da situação dos casos notificados de dengue, zica e chikungunya e debater ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, representantes do Comitê Popular se reuniram na última sexta-feira, 29, em Aquidauana.
A reunião aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde e contou com a presença dos agentes de controle de vetores, a secretária da pasta, Ana Lúcia Guimarães e representantes do 9º BECmb Carlos Camisão, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Florestal, diretores da Rede Municipal de Ensino e equipe da Vigilância Sanitária Municipal.
Os participantes do Comitê Popular de Combate ao Aedes discutiram a situação da infestação do mosquito e das doenças por ele transmitidas diante de relatórios do LIRA, dos meses de janeiro, fevereiro e março de 2019.
O advogado Tiago Vedovato também explanou na reunião pontos relevantes das leis municipais nº 2.557/2018 que dispõe sobre a limpeza e conservação de imóveis particulares em Aquidauana e dá outras providências; e a nº 2.578/2018, que trata da proibição de descartes de resíduos sólidos nas vias e logradouros públicos de Aquidauana.
Por fim, os membros do comitê se concentraram ao final em estabelecer novas ações e propostas para realização de uma grande ação de conscientização popular de combate aos focos do mosquito Aedes em Aquidauana, na qual a comunidade seja o público-alvo e atuem nesse combate.
“Nossa tarefa agora, além de intensificar o combate ao mosquito, é sobretudo, chamar a atenção da população, dos moradores, que diariamente façam o dever de casa, de eliminar os criadouros do mosquito e manterem os quintais limpos, para que a nossa cidade fique livre da dengue, da zika e chikungunya. As equipes da Saúde estão nas ruas, de casa em casa, todos os dias, mas precisamos do empenho da comunidade para vencermos o mosquito”, frisou a secretária Tuca.
De acordo com dados do LIRa, em março, Aquidauana registrou 11 casos notificados de dengue. As vilas onde foram notificados os casos são: São Pedro, com 03 casos, Jardim Aeroporto (01 caso); Vila Eliane (01), Santa Terezinha (01), Pinheiro (02), Nova Aquidauana (02) e Bairro Alto (01).