Slideshow Image 1
Slideshow Image 2
Slideshow Image 3
Slideshow Image 4
Slideshow Image 5
Slideshow Image 6
Slideshow Image 7
Slideshow Image 8


(67) 3240-1400
prefeito@aquidauana.ms.gov.br
Rua Luiz da Costa Gomes , Nº 711

Saúde de Aquidauana desenvolve projeto de acolhimento e humanização

23/05/2019 09:15

Considerando as diretrizes que regem o Programa Humaniza SUS, “acolher” é reconhecer o outro e o que ele traz como legítima e singular necessidade de saúde. 
Ontem, 22, no auditório da ESF Santa Terezinha, uma equipe de servidores da saúde participou de uma encontro para debater as ações de acolhimento na rede pública municipal de saúde. Essa ação faz parte do projeto "Grupo de Trabalho em Acolhimento e Humanização", criado numa iniciativa da Secretaria de Saúde de Aquidauana e que promoverá encontros periódicos com as equipes de saúde durante os próximos dois meses.
"O objetivo é dar melhores condições de saúde aos usuários do SUS e melhores condições de trabalho aos servidores. O acolhimento deve comparecer e sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/populações", explica a enfermeira Gabriela Darbelo, da Secretaria Municipal de Saúde. 
Como valor das práticas de saúde, o acolhimento é construído de forma coletiva, a partir da análise dos processos de trabalho e tem como objetivo a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre as equipes/serviços, trabalhador/equipes e usuário com sua rede sócio afetiva. 
Vale destacar que dentro desse trabalho, o acolhimento não é só trabalhado para dentro dos estabelecimentos de saúde, mas também ultrapassando seus limites institucionais, constituindo como elemento de fortalecimento da rede de atenção à saúde.
Os encontros proporcionam uma troca de experiências e um momento de estudo e reflexão sobre as práticas de acolhimento.
Com uma escuta qualificada oferecida pelos trabalhadores às necessidades do usuário, é possível garantir o acesso oportuno desses usuários a tecnologias adequadas às suas necessidades, ampliando a efetividade das práticas de saúde. Isso assegura, por exemplo, que todos sejam atendidos com prioridades a partir da avaliação de vulnerabilidade, gravidade e risco.

Fonte: AGECOM


Prefeitura Municipal de Aquidauana

Luiz da Costa Gomes , Nº 711
Bairro Cidade Nova
Aquidauana / MS
CEP: 79200-000
Telefone: (67) 3240-1400

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 07h às 13h