Na Lagoa Comprida, área devastada pelo fogo ganha novas mudas e atenção com alunos do PIBID

05/09/2019 09:18

Ontem, 04, ocorreu uma ação de educação ambiental e plantio de mudas de espécies nativas em uma das áreas queimadas do Parque Natural Municipal da Lagoa Comprida, no trecho entre a Rua Antônio Campelo, próximo ao campo de futebol da associação de moradores Mospa.
Com o intuito de recuperar a área recentemente atingida pelo fogo e trabalhar a educação e a conscientização ambiental das futuras gerações, essa ação aconteceu por meio de parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana (CPAQ), 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão, Escola Estadual Profª. Dóris Mendes Trindade, Secretaria Municipal de Saúde (SESAU)/ Controle de Vetores e a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) de Aquidauana.
Para realizar a ação, a Prefeitura de Aquidauana disponibilizou 40 mudas produzidas no viveiro municipal e o exército atuou no preparo das covas e construção das proteções para as plantas. Durante a manhã de ontem, 04 de setembro, os biólogos da SEMA (Fernando Ibanez Martins e Grace Ferreira da Silva) explicaram aos alunos as informações sobre o Parque Natural Municipal da Lagoa Comprida e sobre a maneira correta de plantar as mudas.
Em seguida, os alunos se dividiram em grupos para realizar o plantio. Posteriormente, todas as mudas recém plantadas foram regadas com apoio do exército e da Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (SANESUL). Ao final da ação os alunos aproveitaram para recolher o lixo acumulado na área do parque com apoio da equipe da Coordenadoria de Controle de Vetores da SESAU.
Essa ação integra a programação do PIBID da Biologia da UFMS do Campus de Aquidauana, realizado na Escola Dóris, com apoio do Profº José Américo Fiori Grance e coordenado na UFMS pela Profª Doutora Dirce Ferreira Luz, além disso, foi uma atividade alusiva ao Dia do Biólogo.