SEMA participa de palestra com o IBAMA sobre Agenda Ambiental na Administração Pública

13/09/2019 11:01

Com o objetivo de destacar pontos relevantes sobre a política de resíduos sólidos, logística reversa e a adesão da Prefeitura de Aquidauana à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente, ontem, 12, os servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente participaram de uma palestra com técnicos do IBAMA, em Aquidauana.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Valadares agradeceu a disponibilidade dos técnicos do IBAMA em estarem em Aquidauana para compartilhar conhecimentos sobre a A3P e levarem mais informações sobre educação ambiental aos alunos da rede pública, haja vista, que nessa quinta e sexta-feira, escolas recebem palestras com a equipe do IBAMA.
Na prática, a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos de todo o Brasil a implementarem práticas de sustentabilidade.
“A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. A Administração Municipal fazendo essa adesão, possibilita que os órgãos públicos municipais atuem em práticas de proteção a natureza, o que, consequentemente, traz redução de gastos aos cofres públicos”, explicou o técnico do IBAMA/MS, Vicente Mota de Souza Lima, coordenador do Núcleo de Educação Ambiental.
O Programa A3P se destina aos órgãos públicos das três instâncias: federal, estadual e municipal; e aos três poderes da República: executivo, legislativo e judiciário. É uma agenda voluntária, que leva em conta que a população do planeta se vê diante de uma crise provocada pelas mudanças climáticas e o aquecimento global.
A maior parte dos órgãos públicos já adota procedimentos considerados sustentáveis. Em diversas instituições, a coleta seletiva, por exemplo, é uma prática comum; em algumas foi adotado sistema para evitar o desperdício de água; outras estabeleceram que toda licitação será dentro de critérios de sustentabilidade.