Slideshow Image 1
Slideshow Image 2
Slideshow Image 3
Slideshow Image 4
Slideshow Image 5
Slideshow Image 6
Slideshow Image 7
Slideshow Image 8

Prefeitura de Aquidauana inicia as ações da Semana Nacional de Trânsito

18/09/2019 10:49

Na noite de ontem, 17, no anfiteatro do campus I da UFMS foi realizada a solenidade de abertura oficial da “Semana Nacional de Trânsito”, promovida pela Prefeitura de Aquidauana por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DMT).
O evento contou com a presença da vice-prefeita Selma Suleiman, a primeira-dama Maria Eliza Ribeiro, o diretor do DMT Flávio Gomes, vereador Edinho Grance, autoridades militares de Aquidauana, a coordenadora de educação para o Trânsito do DMT, Márcia Tozani, secretários municipais Archibald Mac (Obras e Serviços Urbanos), Naiara Nogueira (Produção), Ivone Nemer (Educação) e Marcos Chaves (Assistência Social), Regina Duarte – presidente do CETRAN e Andreia Nasser, do projeto Bandeiras e Rodovias.
Durante o evento aconteceu a exposição do Projeto Bandeiras e Rodovias e apresentações dos grupos teatrais do Instituto Educacional Falcão e do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana.
A vice-prefeita Selma Suleiman parabenizou a organização pelo evento, destacou a importância das ações educacionais sobre o trânsito, com parcerias visando alcançar um número maior de alunos e famílias, alertando sempre sobre dirigir com tranquilidade, prudência e respeito no trânsito.
“O Departamento de Trânsito de Aquidauana tem um papel importante de levar o conhecimento sobre o que é e como funciona o trânsito, ensinando por meio da conscientização as nossas crianças e adolescentes. Antes, tudo isso, só aprendíamos na autoescola, hoje é diferente, as crianças aprendem desde a pré-escola sobre o trânsito seguro, preventivo e a importância de obedecer a legislação de trânsito, em benefício da vida”, pontuou a vice-prefeita Selma.
A presidente do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN) Regina Duarte salientou que “Aquidauana está de parabéns pelo trabalho que vem fazendo, reconhecendo que o trânsito é a política do século XXI, valorizando as ações de mobilidade urbana e da política nacional de trânsito, em que a conscientização e respeito às normas e regras no trânsito. Aquidauana é reconhecida pelo CETRAN como destaque estadual por suas ações de conscientização”.
Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito, é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. O objetivo da SNT é conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. O tema definido, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para o ano de 2019 é “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”.
O principal objetivo em se promover a Semana Nacional do Trânsito é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Fonte: AGECOM


Prefeitura Municipal de Aquidauana

Luiz da Costa Gomes , Nº 711
Bairro Cidade Nova
Aquidauana / MS
CEP: 79200-000
Telefone: (67) 3240-1400

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 07h às 13h