Slideshow Image 1
Slideshow Image 2
Slideshow Image 3
Slideshow Image 4
Slideshow Image 5
Slideshow Image 6
Slideshow Image 7
Slideshow Image 8

Saúde do Trabalhador e Vigilância Sanitária orientam ambulantes e feirantes da 2ª Festa do Peixe

20/09/2019 11:33

Ontem, 19, as equipes de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador, da Prefeitura de Aquidauana, estiveram na unidade de saúde ESF do Distrito de Camisão, realizando um mutirão multidisciplinar junto com os servidores daquele posto, para atender aos vendedores ambulantes, feirantes e moradores que pretendem comercializar seus produtos durante a 2ª Festa do Peixe 2019. Cerca de 80 pessoas participaram do mutirão.
Foram realizadas diversas ações, de forma integrada e simultânea, para avaliar as condições físico sanitária, orientação sobre prevenção de acidentes durante o trabalho, instruções sobre metodologia de boas práticas. 
A equipe da ESF, com médica, equipe de enfermagem e agentes comunitários trabalharam, cada um na sua especialidade, em ações de avaliação clínica, emissão, revalidação de Carteira Sanitária; realização de aferição de pressão arterial, teste rápido para glicemia, coleta de material para exames clinico, verificação carteira de vacina e aplicação das vacinas; e divulgação da ação de saúde e organização dos vendedores ambulantes inscritos para comercializar os produtos alimentícios.
A equipe técnica do Serviço em Vigilância em Saúde do Trabalhador palestrou e orientou aos presentes sobre os tipos de acidentes de trabalho, uso do Equipamento de Proteção Individual – EPI, equipamento de Proteção Coletiva – EPC, prevenção e risco de acidentes, entrega de Folder Informativo SST e, ao final, realizaram sorteios de EPI (avental, touca, luvas, avental plástico, óculos, botas PVC).
Completando o mutirão, a equipe da Vigilância Sanitário de Aquidauana também palestrou e orientou à comunidade sobre o descarte adequado dos resíduos sólidos, armazenamento em recipiente fechado dos resíduos orgânicos, orientações sobre boas práticas (RDC216 ANVISA) e informaram sobre a realização do curso de manipulação de alimentos, que acontecerá em breve, com fornecimento de certificados aos participantes. 
A 2ª Festa do Peixe, no Distrito de Camisão, acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de outubro, com entrada franca, shows, gastronomia e mais atrativos culturais. O evento é promovido pela Prefeitura de Aquidauana e tem o objetivo de fomentar o turismo, a gastronomia regional e proporcionar renda aos moradores da região.

Fonte: AGECOM


Prefeitura Municipal de Aquidauana

Luiz da Costa Gomes , Nº 711
Bairro Cidade Nova
Aquidauana / MS
CEP: 79200-000
Telefone: (67) 3240-1400

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 07h às 13h