Slideshow Image 1
Slideshow Image 2
Slideshow Image 3
Slideshow Image 4
Slideshow Image 5
Slideshow Image 6
Slideshow Image 7
Slideshow Image 8

Emoção, ginásio lotado e muita alegria marcam a volta dos Jogos da Primavera de Aquidauana

27/09/2019 11:24

A Prefeitura de Aquidauana, por meio da Fundação de Esportes do Município de Aquidauana  - FEMA, promove a 39ª edição dos Jogos da Primavera, a maior competição do esporte escolar e da juventude de toda a região. A abertura oficial aconteceu ontem à noite, 26, com o poliesportivo superlotado de familiares, amigos, torcedores, atletas, enfim, a comunidade abrilhantando o evento.
Os 39º Jogos da Primavera, edição 2019, é realizado com a participação de 2.400 alunos, de 27 instituições de ensino das redes pública municipal, estadual, federal e escolas particulares de Aquidauana. 
O prefeito Odilon Ribeiro e a vice-prefeita Selma Suleiman, ladeados pelos vereadores, secretários aquidauanenses, convidados e a primeira-dama Maria Eliza, participaram da solenidade, recepcionando público e atletas. 
Um dos momentos mais aguardados foi o acendimento do fogo olímpico, um espetáculo com luzes e fogos que encantou a todos. “Declaro aberto os Jogos da Primavera de Aquidauana, uma emoção que estamos vivendo, inesquecível. Que Deus nos ilumine e esses jogos sejam sucesso para nossa juventude e nossa cidade”, declarou o prefeito Odilon, emocionado.
O diretor da FEMA, Plínio de Góes, agradeceu ao prefeito Odilon por investir em melhorias para o esporte, como política pública de inclusão e de lazer. Plínio também, emocionado, agradeceu aos servidores da FEMA e demais secretarias pelo apoio na organização e às escolas pela participação. “Desejamos sucesso a todos os atletas. Vamos fazer uma edição inesquecível, será o melhor campeonato dos últimos tempos”, afirmou Plínio.
Os vereadores Cláudio Alviço e Gabriel Silvério discursaram, representando a Câmara Municipal, também declararam o sentimento de emoção pela volta dos jogos e parabenizaram aos atletas e escolas participantes, destacaram o apoio do legislativo à política de incentivo ao esporte estudantil que o prefeito Odilon tem desenvolvido na gestão e parabenizaram à Administração Municipal pela organização dos jogos.

A CERIMÔNIA
Todas os atletas das 27 instituições desfilaram na quadra, ovacionados, com alegria marcante desse momento de retorno dos jogos. Os adolescentes da Patrulha Mirim e do Pelotão Esperança conduziram as delegações no desfile.  
Para conduzir a tocha e acender a pira olímpica, os atletas de handebol, da Escola Estadual Dóris Mendes Trindade, que muito bem representaram MS e Aquidauana, conquistando o título de campeões da Copa dos Campeões/Regional em Cascavel/PR e agora disputarão o brasileiro, sob a comando do técnico prof. Cristio duarte.
O juramento dos atletas foi proferido pela aluna Maria Eduarda Lopes Costa, do  Instituto Educacional Falcão. As bandeiras oficiais foram conduzidas em desfile pelos alunos representando as escolas Centro Cristão de Ensino, Felipe Orro, Cejar, Luiz Mongeli, Erso Gomes e CAIC Antônio Pace.
Na cerimônia, quatro apresentações culturais arrancaram palmas do grande público: a Banda da Escola Municipal Erso Gomes; o Judô Moura de Aquidauana, com uma apresentação dos professores e desfile dos judoquinhas; o grupo infantil de Ballet, do Instituto Educacional Falcão; e a Banda Mirim Matilde de Oliveira, da Escola Estadual Cel. José Alves Ribeiro-CEJAR.
Todos esses 2.400 alunos, nos naipes feminino e masculino, divididos nas categorias fraldinha, dentinho, pré-mirim, mirim, infanto juvenil e livre, em 24 dias, de intensa competição, defenderão os nomes de suas escolas, suas modalidades coletivas e individuais e brilharão dentro e fora das quadras, mostrando a força do esporte estudantil do município de Aquidauana.

OS JOGOS
Os Jogos da Primavera tiveram início na década de 70, envolvendo as escolas, as famílias, as torcidas, marcando gerações, fazendo nascer amizades, namoros, casamentos, construindo uma grande e bela história do esporte estudantil de Aquidauana.
Para que os jogos da primavera do município de Aquidauana voltassem a acontecer, um longo caminho de lutas e desafios foi trilhado pela atual administração municipal. Foram 6 anos de Jogos da Primavera e inúmeros eventos e campeonatos interrompidos por conta da interdição e da possibilidade de demolição. 
Em 2018, o prefeito Odilon Ribeiro com o apoio do Governo do Estado de MS e da Fundesporte, mudou esse triste cenário do esporte aquidauanense, iniciando a grande reforma e reestruturação do ginásio poliesportivo, um investimento de mais de R$ 550 mil reais. Em 11 de abril de 2019, o poliesportivo foi reinaugurado pela atual Administração Municipal.
A 39ª edição dos jogos da primavera acontece em duas etapas, de 17 a 25 de setembro as modalidades individuais (badminton, tênis de mesa, basquete 3x3, xadrez, natação, judô) foram disputadas e de hoje, 26 a 10 de outubro serão os jogos das modalidades coletivas: futsal, basquete, vôlei e handebol.
Os Jogos da Primavera têm por finalidade aumentar a participação dos alunos em atividades esportivas nas instituições de ensino, públicas e privadas e promover a ampla mobilização da juventude estudantil em torno do esporte, revelar talentos, despertar nas crianças e adolescentes o desejo pela prática esportiva como fonte de lazer e vida mais saudável. 

PRIMEIROS JOGOS
O 1º jogo da noite foi da modalidade futsal masculino, categoria infanto-juvenil, com placar de Cândido Mariano 2 x 1 Cejar. O 2º e último jogo da noite de abertura, também de futsal masculino, categoria livre, foi disputadíssimo, a torcida foi ao delírio e o placar ficou Cândido Mariano 5 x 4 Dóris.
Nos Jogos da Primavera, além da premiação para as escolas vencedoras, haverá prêmio para a melhor torcida, o que acirra ainda mais a disputa.

Fonte: AGECOM


Prefeitura Municipal de Aquidauana

Luiz da Costa Gomes , Nº 711
Bairro Cidade Nova
Aquidauana / MS
CEP: 79200-000
Telefone: (67) 3240-1400

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 07h às 13h