Prefeitura alerta para cuidados com o mosquito Aedes no período chuvoso

08/01/2020 10:08

A estação do verão é acompanhada de longos períodos chuvosos e isso aumenta a proliferação das endemias e a comunidade precisa ficar alerta para o combate à dengue, ao zika virus e a chikungunya.

Essas doenças podem ocorrer durante todo o ano, mas, é no verão e nesse período de chuvas que a proliferação do mosquito acontece mais rapidamente, devido ao intenso calor e as chuvas frequentes.

Em Aquidauana, a prefeitura por meio da Coordenadoria de Controle de Vetores, que durante todo o ano realiza ações periódicas e vistorias nos imóveis visando combater essas doenças e orientar aos moradores, durante esse período tem intensificado os alertas à comunidade para não deixarem locais com acúmulo de água da chuva, por exemplo, latas, pneus, baldes, garrafas, sacos plásticos e etc.

O prefeito Odilon Ribeiro lembrou que a prevenção é uma preocupação constante, pois a dengue já fez vítimas e em anos anteriores, Aquidauana registrou surtos e epidemias de dengue. O prefeito explicou que "as equipes de Controle de Vetores não tem medido esforços para combater o Aedes e orientar os moradores, em um trabalho diário".

"As famílias sofreram com essa doença. Além do trabalho da Saúde, precisamos, cada um de nós, enquanto cidadãos, também fazermos a nossa parte, cuidar do nosso quintal e eliminar os criadouros do mosquito. É uma tarefa indispensável para saúde da nossa família", disse o prefeito Odilon.

A dengue é uma doença viral transmitida principalmente pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti. Quando infectada, a vítima pode sentir uma série de sintomas, dentre eles: forte dor de cabeça, febre, dor ocular severa (atrás dos olhos), dor nas articulações, dor muscular, erupção cutânea, leve manifestação de sangramento (nariz ou gengiva, hematomas, etc). A dengue ainda pode acontecer na forma hemorrágica.

DICAS IMPORTANTES
A prevenção da dengue é feita através da eliminação do mosquito, que se reproduz apenas em água parada. A Prefeitura de Aquidauana alerta que medidas simples e diárias podem fazer a diferença no combate ao mosquito Aedes Aegypti, são elas: manter os quintais limpos (para evitar recipientes que juntam água); caixas d’água limpas e fechadas; colocar areia nos pratinhos de plantas; garrafas devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo; mantenha a lixeira tampada e protegida da chuva. Feche bem o saco plástico.

Dengue mata! Se você agir, podemos evitar!

Fonte: Agecom