Prefeitura de Aquidauana começa a lajotar a Rua Irmãos Gingin

13/01/2020 12:02

Na manhã de hoje, 13, a equipe do Artefatos da Prefeitura de Aquidauana iniciou a pavimentação com lajotas sextavadas de concreto da Rua Irmãos Gingin, na vila Paraíso. A obra nesta semana já chega a fase de instalação das lajotas, após todo o serviço de aterro, terraplanagem e nivelamento do solo para receber as lajotas.
Segundo explicou o prefeito Odilon Ribeiro, a pavimentação com lajotas vem pôr fim aos problemas que a população vinha sofrendo com crateras e lama nos dias de chuva e, que, ele recebia constantemente essas reclamações e esteve in loco conversando com a comunidade e a alternativa encontrada foi o lajotamento.
“Nossa equipe de engenharia analisou e fez o projeto para pavimentar com lajotas essa rua. Nossa fábrica no presídio produziu as lajotas e agora a prefeitura chega com a equipe para pavimentar. Tudo feito com recursos próprios do município, investimento feito com dinheiro dos impostos pagos pela comunidade, retornando em benefício e infraestrutura urbana. O ano só está começando, vem mais lajotamento por aí, em breve, vamos anunciar!”, afirmou o prefeito Odilon.

PARCERIA PARA INFRAESTRUTURA
Um dos desafios que o prefeito Odilon Ribeiro e a vice-prefeita Selma Suleiman enfrentaram ao assumir a gestão em 2017 foi a falta de estrutura e recursos para pavimentações com recursos próprios do município.

Uma fábrica de lajotas foi a ideia encontrada pela a atual Administração Municipal para ajudar a suprir a demanda de pavimentação existente no município. Assim, no segundo semestre de 2018, o prefeito Odilon Ribeiro firmou um convênio com a AGEPEN e o Estabelecimento Penal de Aquidauana (EPA), para a prefeitura instalar uma fábrica de lajotas, com maquinários e materiais, dentro do presídio e os detentos trabalharem na produção, em troca da remissão de pena.

"Buscamos essa parceria e está tudo dando certo! Os detentos estão trabalhando, produzindo as lajotas e a gente seguem na prefeitura com a parte do projeto e da estrutura para quando as lajotas chegarem prontas, possamos executar a pavimentação, começar e concluir, a exemplo das ruas que já conseguimos fazer", pontuou o prefeito Odilon.

Conforme explicou o coordenador da fábrica de lajotas, Mário Raváglia, num período de quatro meses, com fluxo de produção contínuo, os detentos chegam a produzir cerca de 20 mil lajotas, que daí são disponibilizadas para a equipe do Artefatos executar as pavimentações seguindo os projetos da Administração Municipal, melhorando a viabilidade em diversas ruas, como já foi feito no Jardim II, na vila Dona Nenê e agora na Paraíso.
Segundos os estudos e análises que a Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação e Urbanismo de Aquidauana vem realizando em diversas ruas, a instalação de lajotas de concreto será a alternativa viável de pavimentação para ruas ainda sem asfalto, no caso, em especial, das ruas que não precisem de altos investimentos de drenagem.
Vale destacar que, as lajotas de concreto têm alta durabilidade, é mais resistente que o asfalto, é de fácil colocação e manuseio e manutenção, além de ter um processo de industrialização de menor impacto ambiental que o asfalto.