Prefeitura investe R$ 310 mil para beneficiar todos os alunos com kits escolares

23/01/2020 12:17

Os pais dos alunos da rede municipal em Aquidauana já comemoram a boa notícia: os kits escolares serão entregues aos alunos agora, no início das aulas, em fevereiro. Uma economia significativa no bolso dos pais.
O prefeito Odilon Ribeiro, a vice-prefeita Selma Suleiman e a equipe da Secretaria Municipal de Educação já organizaram o cronograma de entrega dos kits para que os alunos já iniciem as aulas com os materiais necessários ao seu aprendizado e que ajudarão na economia das famílias.
A atual Administração Municipal investiu R$ 310.880,00 na aquisição de 4.312 kits escolares. São 2.021 kits do 1º ao 5º ano do ensino fundamental (R$ 152.295,00); 1.150 kits do 6º ao 9º (R$ 80.385,00); e 1.150 kits para pré-escola (R$ 78.200,00), que a prefeitura distribuirá gratuitamente aos alunos.
O prefeito Odilon afirmou que “investir na educação municipal, nas escolas da cidade, aldeias e distritos, é investir no futuro dos alunos e melhorar a estrutura de trabalho dos professores”. “Educação em Aquidauana, na nossa gestão, se faz com investimento numa merenda saborosa e de qualidade, na formação continuada dos profissionais, na melhoria das escolas e CMEIS, no transporte escolar, na distribuição de kits escolares e no carinho e respeito aos nossos alunos na cidade”, afirmou o prefeito Odilon.
Os investimentos em educação, principalmente, em infraestrutura e material escolar maximizam o aprendizado dos alunos e melhoram o trabalho dos profissionais nas escolas e creches. Sobre isso, o prefeito Odilon lembrou que para ele a vice-prefeita Selma, desde o início do mandato em 2017, a prioridade foi terminar as obras inacabadas dos 04 CMEIs para garantir mais vagas, beneficiando as crianças e os pais que precisam trabalhar e deixar o filho na escola para estudar.
“O investimento na educação municipal tem sido gradativo e contínuo a cada ano da nossa gestão. Com planejamento financeiro, terminamos e entregamos 04 CMEIS novos, investimos em reformas e ampliações, agora vem a entrega dos kits escolares para todos os alunos e, ainda, esse ano ainda vamos investir em mais reformas de escolas”, pontuou o prefeito.
A secretária de Educação, Profª. Ivone Nemer destacou que em MS inúmeros municípios têm encontrado dificuldades para manter as escolas abertas, fazer as reformas e reparos necessários e, principalmente, sem dinheiro para comprar e distribuir kits escolares.
“Temos inúmeros pais que tem mais de um filho estudando e fica muito difícil e caro comprar material escolar para eles. Sem contar ainda, as famílias que nem sempre tem a condição de comprar um caderno ou uma caixa de lápis de cor para criança, isso é uma realidade nossa. Essa política pública educacional dos kits escolares para todos os alunos da REME é extremamente relevante, por isso, agradecemos ao prefeito Odilon por priorizar esse investimento”, completou Profª. Ivone.
Todas as crianças da pré-escola da rede municipal de Aquidauana ganharão os kits escolares contendo: 04 lápis pretos; 1 caixa de lápis de cor; 02 borrachas brancas; 01 apontador; 02 tubos de cola branca; tesoura sem ponta; 02 cadernos brochura capa dura; 01 caderno de cartografia capa flex; 01 caixa de tinta guache; 01 caixa de massa de modelar; 01 caixa de giz de cera; 01 pacote de folhas sulfites.
Os kits dos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal contam com 01 apontador; 04 borrachas; 05 cadernos brochura capa dura; 01 tubo de cola branca; 04 lápis pretos nº02; 01 caixa de lápis de cor; régua;  tesoura sem ponta; 01 caderno de caligrafia capa dura; 01 caderno quadriculado; e 01 caderno de cartografia capa flex.
Já os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental ganharão os kits com: 01 apontador; 04 borrachas brancas; 02 cadernos universitários de 10 matérias; canetas; cola branca; régua; compasso; 01 caderno de cartografia; 04 lápis pretos; e 01 caixa de lápis de cor.
Os cadernos dos kits são com capas personalizadas, com fotos produzidas por cidadãos aquidauanenses premiados no Concurso Fotográfico que a prefeitura realizou em 2018. As fotos retratam as belezas de Aquidauana registradas pelas lentes e olhares de fotógrafos amadores e profissionais da nossa cidade.