Slideshow Image 1
Slideshow Image 2
Slideshow Image 3
Slideshow Image 4
Slideshow Image 5
Slideshow Image 6
Slideshow Image 7
Slideshow Image 8

EDUCAÇÃO| Diretores recebem orientações para reforçar prevenção ao coronavírus nas escolas

17/03/2020 10:59

“A meta principal é reforçar os hábitos de higiene pessoal”, afirmou a enfermeira Daniele Garcia, coordenadora da epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, em reunião com os diretores das escolas e creches da rede municipal.
A reunião aconteceu ontem, 17, durante toda a tarde na Secretaria Municipal de Educação e conforme destacou a secretária da SEMED, Profª Ivone Nemer, a informação precisa ser multiplicada da saúde para as escolas, pois os pais, professores e alunos ficam apreensivos sobre o que fazer e como se prevenir diante do coronavírus, o Covid-19, que teve início na China, em dezembro de 2019.
Aos diretores foi informado que nesta semana, as enfermeiras de cada unidade de Estratégia de Saúde da Família de Aquidauana iniciarão as visitas às escolas e creches próximas às ESFs para treinar os professores que poderão ensinar aos alunos as formas adequadas de prevenção, como, por exemplo, a maneira de lavar as mãos corretamente, de se proteger ao tossir ou espirrar, de não compartilhar objetos pessoais como escovas, copos, talheres, e alertar para que quem tiver sintomas ou contato com alguém portador do vírus para que procurem a unidade de saúde mais perto de casa.
Aquidauana até o dia de hoje, 17, não registra nenhum caso suspeito e nem confirmado do Covid-19. A coordenadora Daniela Garcia tranquilizou aos diretores e informou que a Secretaria Municipal de Saúde está tomando todas as medidas necessárias para o plano de atendimento se caso aparecer alguém suspeito com o vírus e todas as equipes nas ESFs e hospital estão preparadas para atendimento e para conscientizar a população para se prevenir. 
“Reforçar os hábitos de higiene é essencial para se prevenir. Diante de casos suspeitos, nossa equipe da Saúde já sabe como agir com cautela e segurança, adotaremos o isolamento domiciliar das pessoas com casos suspeitos, para que possa evitar o contato e transmissão à outras pessoas. É importante que cada profissional nas escolas saiba corretamente como agir e orientar aos pais e alunos”, completou Daniele Garcia. 
A orientação aos diretores e professores é para que se identificarem algum aluno com sintomas de febre, cansaço, dores, congestão nasal, coriza, tosse seca e diarreia é para que não deixem ficar na escola, chame os pais e peça que seja encaminhado para a unidade de saúde. 
A Secretaria Municipal de Saúde alerta para que a população reforce os hábitos de higiene, evite sair de casa e ficar em aglomerações de pessoas, procure a unidade de saúde caso tiver sintomas, pois o Covid-19 não é um simples resfriado, mas vai de uma infecção respiratória  até uma síndrome respiratórias agudas severas. 

Fonte: AGECOM


Prefeitura Municipal de Aquidauana

Luiz da Costa Gomes , Nº 711
Bairro Cidade Nova
Aquidauana / MS
CEP: 79200-000
Telefone: (67) 3240-1400

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 07h às 13h