Vacinação: Equipes das ESFs de Aquidauana estão vacinando idosos em casa

25/03/2020 13:39

Começou a 1ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, para idosos e trabalhadores da saúde.

Em Aquidauana a orientação é: idosos não precisam sair de casa e ir até a ESF para se vacinar; a equipe da sua ESF está indo de casa em casa vacinar os idosos; e não deixe estranhos entrarem na sua casa, receba a equipe da sua ESF, eles estão uniformizados!

A Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana está recebendo as doses de vacina em pequenas quantidades, de forma fracionada. Mas, todas as etapas da campanha serão realizadas e todos que precisam tomar a vacina terão sua dose garantida.

No ano passado, o Brasil registrou 5.800 casos e 1.122 óbitos pelos três tipos de influenza. Assim, a recomendação é que pais e responsáveis por crianças aguardem o término desta fase e, a partir do dia 16 de abril, voltem às unidades de saúde para realizar a vacinação de rotina.

Esta medida, se estende também para população adulta, contemplada no calendário nacional de vacinação.Para evitar o contato de crianças e idosos neste período de pandemia do Covid-19, o Ministério da Saúde pede que pais e responsáveis não levem as crianças aos postos de saúde para vacinação de rotina.

Neste ano, a campanha traz o conceito “Gripe. Tem que vacinar”. Também voltada para as outras duas fases da campanha, as peças destacam as datas de início da vacinação para cada grupo e chamam a atenção para a importância de se respeitar o calendário para que todos sejam vacinados.

Devido a circulação do coronavírus no país, cada estado e município tem buscado estratégias para diminuir concentração de pessoas. Esta vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira fase da campanha contempla esse público.