Slideshow Image 1
Slideshow Image 2
Slideshow Image 3
Slideshow Image 4
Slideshow Image 5
Slideshow Image 6
Slideshow Image 7
Slideshow Image 8

H1N1| Crianças, professores, gestantes, adultos e pessoas com deficiência já podem ser vacinados

18/05/2020 10:40

Começou a 3ª fase da campanha nacional de vacinação contra da gripe H1N1. O público-alvo desta fase são: pessoas com deficiência; professores das escolas públicas e privadas; adultos de 55 a 59 anos de idade; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; e mães no pós-parto até 45 dias.
Em Aquidauana, para esse público-alvo, as vacinas estão sendo agendadas diretamente nos postos de saúde (ESFs), para evitar aglomeração em prevenção ao Covid-19. Então, o cidadão que está no grupo para ser vacinado nessa fase da campanha, pode ligar na ESF mais perto da sua casa e agendar o horário e dia para ser vacinado.
O Ministério da Saúde ainda continua enviando as doses de forma fracionada para os municípios, por isso, pode ocorrer dos agendamentos serem em dias alternados. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar mais 36,1 milhões de pessoas do grupo prioritário, ou seja, 90% de cada um desses grupos, nessa nova etapa que termina dia 05 de junho. 
A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

DOCUMENTOS PARA VACINAÇÃO
Todos devem apresentar a carteira de vacinação ao ir no posto de saúde para ser imunizado. Além da carteirinha de vacina, as mulheres no período até 45 dias após o parto devem apresentar documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros) durante o período de vacinação.
Já os professores da rede pública e privada, precisam levar a carteira de vacinação e também um “Termo de para vacinação dos professores atuantes em sala de aula”, exigido pelo Ministério da Saúde e que cada professor pode obter junto à sua escola em que leciona. Com o termo devidamente preenchido, assinado e carimbado pela direção escolar, ele pode ir ao posto de saúde para ser vacinado contra a H1N1.

Fonte: AGECOM


Prefeitura Municipal de Aquidauana

Luiz da Costa Gomes , Nº 711
Bairro Cidade Nova
Aquidauana / MS
CEP: 79200-000
Telefone: (67) 3240-1400

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 07h às 13h