SAÚDE E MILITARES PERMANECEM ATENTOS NA BARREIRA SANITÁRIA EM PIRAPUTANGA

26/05/2020 10:43

A Prefeitura de Aquidauana mantém ativa a barreira sanitária no distrito de Piraputanga, no acesso via MS-450. Divididos em dois turnos, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio dos militares do 9º Batalhão de Engenharia e Combate, 7º Batalhão da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, estão fazendo controle de pessoas e veículos que chega em Aquidauana via Piraputanga.

Conforme noticiou o Governo do Estado, em live do boletim epidemiológico nesta manhã, 26, o Estado de MS se aproxima do período mais difícil da pandemia, com a contaminação evoluindo e chegando em mais municípios. Hoje, MS contabiliza mais 77 novos casos de Covid-19, totalizando 1.110 casos confirmados.

Em Aquidauana, a Administração Municipal alerta que "não é hora de baixar a guarda mas de redobrar a prevenção", principalmente, por conta do vírus se aproximar da cidade e, ainda mais, porque há um fluxo de pessoas de fora do município viajando, visitando parentes aqui, que não estão adotando o isolamento e distanciamento social.

A barreira sanitária em Piraputanga iniciou na última terça-feira (19) e em uma semana de trabalho, até ontem (25), as equipes de plantão da Secretaria Municipal de Saúde entrevistaram, cadastraram e monitoram 1.316 pessoas, de mais de 10 municípios de MS, dos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Rio de Janeiro, Mato Grosso e 01 do Japão.

O monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana é diário e permanente. Cada cidadão que é de fora, visitante ou turista, é cadastrado na barreira sanitária, tem temperatura aferida, veículo desinfectado e é feito o contato telefônico e/ou por whatsapp para saber se não apresenta/apresentou sintomas ao passar por Aquidauana.

"Nosso esforço da Vigilância Epidemiológica, da Administração Municipal, de toda a equipe gestora da saúde é para não perdemos o controle e manter atualizado o monitoramento, pois se surgir um caso confirmado teremos condições de agir rapidamente no protocolo de saúde", explicou a coordenadora da vigilância epidemiológica Danieli Garcia.

"Estamos trabalhando dia e noite fazendo o monitoramento dessas pessoas e, também, quando há casos notificados em nossa cidade, alimentando a base de dados junto ao Governo do Estado, para clareza e transparência das ações de enfrentamento ao coronavírus em Aquidauana", afirmou a secretária municipal de Saúde, Cláudia Franco.