EDUCAÇÃO| Prefeitura de Aquidauana inicia reformas de escolas municipais e melhorias em CMEIs

08/06/2020 11:43

A Prefeitura de Aquidauana está investindo o recurso recebido dos royalties do pré-sal na reforma de escolas da rede municipal de ensino. O processo licitatório de duas escolas já foi finalizado e as obras já iniciaram na Escola Municipal Visconde de Taunay, no distrito de Taunay e na Escola Núcleo Escolar Paulino Morais Fonseca, da Aldeia Morrinho.
Nesta segunda-feira, 08, a equipe da Secretaria Municipal de Planejamento realizou a visita técnica para acompanhar a execução das reformas nas unidades escolares. “As reformas em andamento nas escolas estão de acordo com o cronograma-físico, ou seja, dentro do prazo estabelecido em contrato. Nossa previsão é de que as construtoras entreguem a obra ainda no segundo semestre deste ano, para que a prefeitura disponibilize à comunidade escolar”, explicou o secretário Ronaldo Ângelo de Almeida.
No caso da Escola Visconde de Taunay, a Prefeitura de Aquidauana identificou que partes das estrutura (portas e janelas) são antigas e patrimônio e serão restauradas para serem reinstaladas.
Além dessas duas escolas, está em fase de elaboração de contrato e em breve a Administração Municipal dará a ordem de serviço para iniciar a reforma da Escola Municipal Ada Moreira de Barros, no distrito de Cipolândia.
Está em fase de licitação na prefeitura, o processo para a reforma do Centro Municipal de Educação Infantil Dona Mafalda e da Escola Municipal Indígena Francisco Farias, na Aldeia Água Branca.
No CMEI Bezerra de Menezes, na última semana, a Prefeitura de Aquidauana concluiu a implantação do padrão de energia elétrica, que possibilitou a instalação de novos aparelhos de ares-condicionados.
Conforme explicou o prefeito Odilon Ribeiro, o recurso dos royalties do pré-sal deve ser investido em infraestrutura, segundo orienta o Governo Federal e foi liberado ao município em boa hora para auxiliar a prefeitura nas melhorias estruturais das escolas e CMEIs antigos, que há muitos anos não eram reformadas.
“Tudo que se aplica na educação é investimento direto na melhoria da qualidade do ensino ofertado aos alunos, pois com espaços escolares mais estruturados, os professores têm melhores condições de trabalho e os alunos um ambiente confortável, adequado e aconchegante para o aprendizado”, completou o prefeito.