CORONAVÍRUS| BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 17/06 😷

17/06/2020 15:32

A Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana (SESAU) informa que o homem de 40 anos, positivo de Covid-19, em isolamento na UTI do Hospital Regional de Aquidauana está assistido e monitorado pela equipe hospitalar.

As Vigilâncias Epidemiológicas de Aquidauana e Anastácio estão trabalhando na investigação sobre os lugares e contatos onde o paciente positivo de 40 anos esteve antes de dar entrada no Hospital Regional de Aquidauana.

As informações apuradas até o momento são de que o cidadão, nas últimas semanas, estava trabalhando fora de Aquidauana e ao retornar ficou em uma casa na Nova Aquidauana. Ele sentiu-se mal e procurou o Hospital Regional de Aquidauana, passou pela triagem e após avaliações médicas foi solicitada a coleta de exame para Covid.

No domingo, 14/06, o Hospital Regional de Aquidauana realizou a coleta para exame de coronavírus RT-PCR (que não é teste rápido) e enviou ao Lacen para análise, que resultou em positivo para coronavírus.

Em investigação, a SESAU identificou que o referido paciente possui cartão do SUS e domicílio em Anastácio, mas procurou atendimento médico no Hospital Regional de Aquidauana.

A informação apurada até este momento é de que esse paciente positivo de 40 anos não teve contato com o homem de 59 anos, que é 1° caso positivo de Aquidauana. Se for confirmado, de fato, residência fixa em Anastácio, esse caso do homem de 40 anos não será contabilizado para Aquidauana.

A Vigilância Epidemiológica de Aquidauana
junto com a equipe do Hospital Regional de Aquidauana está trabalhando nas identificações dos contatos dele dentro do hospital (pacientes, funcionários e equipe hospitalar que o atendeu) e estão realizando as notificações para coleta de exames de coronavírus.

O Hospital Regional de Aquidauana está redobrando os cuidados de prevenção, inclusive, reforçando os protocolos de desinfecção e de acesso de pessoas aos setores internos do hospital, para evitar contaminações.

𝐍𝐎𝐓𝐈𝐅𝐈𝐂𝐀ÇÕ𝐄𝐒 - Assim, o caso do paciente de 40 anos, sai do registro de notificações de Covid de Aquidauana, ou seja, de 83 notificações registradas até ontem (16), Aquidauana volta para 82, hoje, 17/06. Amanhã, 18, haverão novas notificações lançadas e amostras serão colhidas, que serão informadas no próximo boletim municipal.

𝐒𝐎𝐁𝐑𝐄 𝐂𝐎𝐍𝐓𝐑𝐀𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀 - É importante esclarecer que não foram realizados exames de contraprovas no homem de 59 anos, que é o 1º caso positivo para Covid-19, ele é assintomático, está em casa em isolamento, cumprindo as orientações da Vigilância Epidemiológica Municipal.

Os resultados dos exames da família e da rede de contatos do senhor de 59 anos ainda estão no Lacen para análise. Devido à grande demanda de exames de todos os municípios no Lacen, as análises e resultados estão demorando um pouco mais para serem liberados aos municípios.

𝗡𝗢𝗩𝗔𝗦 𝗗𝗘𝗖𝗜𝗦Õ𝗘𝗦 - A Administração Municipal de Aquidauana convocou uma reunião com os membros e entidades do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, que acontecerá, em ambiente aberto, no final da tarde de hoje, para avaliação e discussão sobre possíveis decisões administrativas para reforçar o cumprimento de medidas de prevenção e combate ao coronavírus, levando em consideração o avanço do vírus.

📍Aquidauana, hoje, 17 de junho, registra:
➡️ 82 casos notificados;
➡️ 73 casos descartados de Covid-19;